TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição de Durkheim para a sociologia

Tese: Contribuição de Durkheim para a sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Tese  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Qual a contribuição de Durkheim para a Sociologia?

Durkheim e seus colaboradores emanciparam a Sociologia da Filosofia Social e colocou-a como disciplina científica rigorosa. Sua preocupação foi definir o método e as aplicações desta nova ciência. Ele formulou com clareza o tipo de acontecimento sobre os quais o sociólogo deveria se debruçar: os fatos sociais que deveriam ser o objeto da Sociologia. A educação desempenha uma importante tarefa na conformação dos indivíduos à sociedade em que vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas e transformadas em hábitos. Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidas, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis de organização social, cuja racionalidade só é acessível ao cientista.

2 – Segundo Durkheim, qual é o objetivo de estudo da Sociologia?

Os fatos sociais

3 – Quais são as características do Fato Social? Explique cada uma delas.

As características do fato social:

• Coercitividade– característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.

• Exterioridade – relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao indivíduo e independentes de sua consciência.

• Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade.

4 – Quais são as sanções que o individuo sofre quando tenta se rebelar contra as normas e regras sociais? Explique e exemplifique cada uma delas.

Sanções legais e sansões espontâneas. Sansões legais são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente e sansões espontâneas seriam as que surgiriam como consequência de um comportamento não adaptado à estrutura do grupo ou da sociedade à qual o indivíduo pertence.

5- A escola é um fato social? Justifique sua resposta.

A Escola é um fato social. Por que educação formal e a informal desempenha, segundo Durkheim, uma importante tarefa nessa conformação dos indivíduos à sociedade em vivem, a ponto de, após algum tempo, as regras estarem internalizadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com