TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica Contemporânea à Moral

Trabalho Universitário: Critica Contemporânea à Moral. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

Crítica Contemporânea à Moral

Nietzsche divide o ser humano em dois instintos, o instinto de liberdade, aquele comandado pela autodeterminação, o prazer e a própria liberdade, o chamando “instinto do espírito livre”, e também temos o “instinto de rebanho”, onde o homem tem a convicção de que precisa simplesmente obedecer.

Para Nietzsche, o estudo da moral deve passar por uma análise de sua história.

Segundo Nietzsche, atribuir valores é uma criação humana, e visto que todo o ser humano é um ser individual, isso fez com que Nietzche rompesse aquela ideia de moral igualitária por levar em conta a subjetividade do ser.

Diversos pensadores e filósofos foram influenciados pelas ideias de Nietzsche, inclusive

Foucalt, que ressalta em especial o conceito de genealogia, considerando jogos de poder e as descontinuidades históricas como consequências dos acontecimentos. Percebe-se também que este autor vê os indivíduos como sujeitos liberados do modelo de moral orientados por determinados padrões de comportamento por serem reflexivos.

Para Foucalt o sujeito é centro do conceito de moral, designa-se, assim, a maneira pela qual eles se submetem mais ou menos completamente a um princípio de conduta”. O autor em questão afirma que o sujeito se constitui enquanto um “sujeito moral”.

Os estudos de Focault também são focados para as relações de poder que se estabelecem entra as instituições e o ser humano. O poder, de acordo com Focault, não está em um grupo ou lugar, mas está em toda a parte, abrange toda a estrutura social.

As relações entre o conceito moral e o poder dentro do filme “A experiência” de cada sujeito permeiam muito bem no desenrolar do filme. Inicialmente o experimento feito com os guardas e prisioneiros é tranquilo, mas com o passar dos dias os protagonistas sofrem com às relações de poder estabelecidas entre os prisioneiros, guardas e cientistas, gerando atritos, e o homicídio de um prisioneiro, o que leva o grupo a acabar com o experimento devido às transgressões que ocorreram no desenrolar do filme.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com