TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica da Obra Moral e Ética: dimensões intelectuais e afetivas, de Yves de La Taille.

Por:   •  25/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica da obra Moral e Ética: dimensões intelectuais e afetivas, de Yves de La Taille.

Yves De La Taille, pesquisador e professor do Instituto de Psicologia da USP, aborda dois conceitos em sua obra Moral e Ética: dimensões intelectuais e afetivas, de forma instintiva e centralizada, focando no que representam essas duas palavras e como é essencial na vida das pessoas. Moral e Ética, ambas são tratadas como se fossem exatamente a mesma coisa, como se fossem parte de um todo, no entanto, para a ciência jurídica, são conhecidas com conceitos diferentes.

Neste livro, podemos encontrar várias questões cuja psicologia moral moderna tem tentado achar um novo rumo, para isso ele traz diversos filósofos do passado, trazendo o que possuímos de mais relevante.

O autor evidência o significado de moral e ética, em três partes, para elucidar o que está subentendido nos dois conceitos, fortalecendo deste modo a existência de diferenças entre eles. Na parte da moral, o autor justifica a concepção de um dever para certificar a regulação da convivência humana. Contrastar possibilidades de ação, compreender a necessidade do outro e refletir o que está em jogo faz parte da dimensão intelectual implicada com o ato de agir bem, de conseguir entender que existem duas alternativas, uma moralmente aceita e outra não tanto. No entanto, ter ciência de poder fazer ou o de “conseguir” fazer, pode não ser o bastante, é preciso um ”desejar” fazer, sendo essa dimensão afetiva do agir, que traduzindo é a ética.

Com isso, o autor vai de um filósofo para o outro, para delinear uma linha do desenvolvimento afetivo, que inicia no despertar do senso moral e finalizar com a criação da personalidade ética, durante esse trajeto podemos diferenciar a existência de sentimentos como simpatia, culpa e indignação.

Diante da obra, podemos concluir que somente tendo respeito por si, é possível que tenhamos respeito pelos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (711.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com