TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Un Conceito Antropológico - Laraia

Artigos Científicos: Cultura Un Conceito Antropológico - Laraia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  955 Visualizações

Página 1 de 2

Ninguém melhor que Roque Laraia para escrever sobre cultura em Primeiro lugar, por sua familiaridade com culturas diversas que observou diretamente em pesquisas de campo entre os índios Suruí, Akuáwa o Xerente da bacia do Tocantins, Kamayurá do Alto Xingu e Kaapor dos rios Gurupi o Turiaçu. quando era antropólogo do Museu Nacional (UFRJ). Em segundo lugar, por sua experiência comas variações culturais de nossa própria sociedade expressas pelos representantes regionais em contato com os grupos indígenas que estudou. Em terceiro lugar, por vir lidando com os mais diferentes temas antropológicos como docente da Universidade de Brasília, de modo a atender à demanda dos alunos, tanto em sala de aula como na orientação de teses de pós graduação. E, finalmente, por aquele saber adquirida na leitura refletida de bons textos, e nos contatos freqüentes com antropólogos de outras instituições brasileiras o do exterior. - Julio Cezar Melatti Professor de Antropologia da UnBAPRESENTAÇÃO

O presente trabalho pretende introduzir o leitor ao conceito antropológico de cultura. Tema central das discussões antropológicas nos últimos 100 anos, o assunto tem se demonstrado inesgotável, razão pela qual aqueles que tiverem o interesse de se aprofundar mais devem recorrer à bibliografia apresentada no final do volume. Destinado principal-mente a uni público que se inicia no tema, limitamos o alcance deste trabalho evitando muitos dos desdobramentos teóricos que o mesmo tem suscitado. A nossa intenção foi a de elaborar uni texto bem didático e, portanto, bastante claro e simples.

Procuramos, na medida do possível, utilizar exemplos referentes à nossa sociedade e às sociedades tribais que compartilham conosco um mesmo território. Isto não impede, contudo, a utilização de exemplos tornados emprestados de autores que trabalharam em outras partes do mundo. Tal procedimento é coerente, desde que o desenvolvimento do conceito de cultura é de extrema utilidade para a compreensão do paradoxo da enorme diversidade cultural da espécie humana.

Para tornar a bibliografia citada mais acessível aos leito-res, utilizamos prioritariamente os textos em suas edições brasileiras, limitando-se as citações em línguas estrangeiras apenas para os casos em que não existem traduções.

Para Lúcia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com