TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Danielle Alessandra

Exames: Danielle Alessandra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 2

A Introdução do Serviço Social no Brasil

Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007

A Introdução do Serviço Social no Brasil

O Serviço Social foi introduzido no Brasil nos aos 30, como decorrente de uma situação histórica de um processo cumulativo de acontecimentos na sociedade Brasileira nos setores políticos, econômico, social e religioso. Esse processo se desencadeou em ritmo mais acelerado na década de 20, diante da reação da sociedade a uma situação vigente.

Por causa do agravamento da questão social gerada com a passagem do sistema agro exportador para o capitalismo industrial,São Paulo se transformou em um dos principais pólos industriais concentrando um grande numero de operários e suas famílias que reivindicavam melhorias condições de vida e trabalho.Nessa ocasião um grupo de lideres católicos resolveu programar um curso de iniciação a ação social motivado por um interesse nos meios e camadas sociais ,com a finalidade de solucionar os problemas permanentes do período atual.

O curso era constituído das seguintes matérias: economia, higiene, direito, anatomia, pratica de enfermagem, estatística, religião, pedagogia e serviço social. A formação teórica correspondia a 15 horas de aula pôr semana sendo intercalada de trabalhos práticos: relatórios, inquéritos, visitas e estágios. O mesmo era flexível na sua organização, visando se adaptar a realidade daquela cidade. Dois problemas constituíam o objeto da preocupação na formação das assistentes social: O operário e a família o 1º por ser São Paulo o centro industrial do país e precisava de uma legislação especifica que atendesse as exigências técnica introduzidas pela indústria e exigisse melhores condições de trabalho. A família pela necessidade de prepará-la para enfrentar o trabalho feminino sem perder o ambiente familiar e a função básica da educação dos filhos. Baseado nisto foi fundada a primeira escola de serviço social nesta cidade em 1936 e a segunda escola foi fundada no Rio de Janeiro um ano depois. A primeira turma de formandos diplomou-se em dois anos, mais precisamente em março de 1938,foram em numero de quatorze alunas..

Através de uma conferência realizada o serviço social foi definido como uma forma de ação social ou restauração da ordem social exercida por um especialista por meio de um trabalho prático técnico para realizações imediatas em domínio bem circunscrito.

Postado por Serviço Social às 18:04

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com