TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Desafio Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.279 Palavras (6 Páginas)  •  1.032 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras: Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação

Tutora: Teresinha do Carmo Giacomin

NOME DO ALUNO: Adeline Braga Carvalho RA: 9524406871

Sumaré, 18 de Setembro de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras: Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação

Trabalho Desafio Profissional

Do curso de Pedagogia da

Faculdade Anhanguera UNIDERP

Tutora: Terezinha do Carmo Giacomin

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Sumário

Introdução

Neste trabalho abordarei como tema uma analise de terapia assistida por animais para a melhoria assistida de aprendizado e comportamentos de determinados alunos na Escola Municipal André De Nadai, a terapia assistida por animais e um método de ensino com animais e alunos em sala de aula sob a orientação do professor e muitas vezes com a ajuda da família, com o objetivo de promover o desempenho escolar e responsabilidade pelos estudos, facilitando a expressão de emoções a sensibilidade, o amor, o compartilhamento de experiências e pertences, o desenvolvimento sócio emocional e o reforço lógico-matemático ,a comunicação verbal entre outros. Os animais modificam o ambiente da sala de aula, facilitando a conquista de objetivos, melhorando a qualidade de aprendizagem e a interação social das crianças com dificuldades de aprendizagem e disciplina. A Terapia Assistida por Animais tem como objetivo a introdução do animal junto a um indivíduo ou grupo onde o animal é parte integrante do processo de tratamento.

É dirigida ou realizada por um ou mais profissionais do serviço de saúde com perícia especializada, e dentro do espaço da prática de sua profissão. Esse processo é documentado e avaliado, o progresso é mensurado visando atingir o objetivo do programa.

Nas últimas décadas, a Terapia Assistida por Animais (TAA) vem ganhando interesse e investimentos da comunidade científica, em função dos resultados alcançados nos programas que visam, através da interação homem-animal, promover a saúde física e psíquica das pessoas envolvidas.

Passo 1:

Neste passo será visualizado e apresentado o perfil da turma, suas características gerais tanto em relação ao comportamento quanto à aprendizagem.

Nome da escola (fictício): E.M. ANDRÉ DE NADAI;

Ano ou série: 1º ANO (Ensino fundamental de 9 anos);

Número de alunos: 11 Meninos e 14 Meninas;

Descrição do perfil da turma:

A turma é composta por 25 crianças, entre seis e sete anos, sendo que grande parte reside nos bairros vizinhos à escola. A maioria deles se encontra na hipótese de escrita silábico sem valor e silábico com valor sonoro e algumas alfabética. Conseguem ler algumas palavras e escrevem outras com certa dificuldade. Porém os demais reconhecem, mas não grafam todas as letras do alfabeto. O mesmo acontece com os números.

De modo geral, a turma é bem entrosada. Têm um bom relacionamento uns com os outros: gostam de auxiliar os amigos e gostam de realizar as atividades em grupo. Alguns alunos ainda apresentam um falar bastante infantilizado, com a difícil articulação de algumas ocorrências de troca de fonemas, o que é próprio da idade.

Na classe há um caso de inclusão, Gabriel, com Deficiência Intelectual.

Passo 2

Neste passo será visualizado 2 alunos (as) que apresentem problemas comportamentais, sua descrição, nome, idade e principais problemas individuais.

1 – Nome: Marcos Vinícius da Silva

Idade: 7 anos

Problemas Comportamentais: É muito ativo e a todo tempo conversa em sala de aula e tira atenção dos colegas e do educador, chama-se a atenção do mesmo a todo tempo, bate de frente com o professor, fazendo com que o educador seja severo e assim o mesmo se sente no direito de falar palavrões.

2 – Nome: Isabella Aparecida Faustino

Idade: 6 anos

Problemas Comportamentais: Não quer participar das aulas, se isola dos colegas, não da ouvidos ao que o professor fala.

Passo 3

Neste passo será visualizado 1 aluno que apresente problema de aprendizagem, uma breve descrição, seu nome e idade.

1 – Nome: Gabriel Bastos Ribeiro

Idade: 6 anos

Problema de Aprendizagem: Apresenta dificuldade de raciocínio e alfabetização, não se concentra na aula, não se interage com os colegas, sua mochila está sempre desorganizada e suja, não realiza as atividades de lição de casa.

Passo 4

Nesse passo será definido:

• Qual (is) animal (is) serão utilizados para a intervenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com