TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas Para Certificação

Monografias: Dicas Para Certificação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  959 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Sua Certificação em TI: 11 Dicas para passar no seu exame

Estudar para um exame de certificação exige muita dedicação e disciplina. O material é bastante extenso, em inglês (alguns fabricantes disponibilizam material para alguns exames em português e a prova em inglês, o que dificulta bastante pela pobreza das traduções, por isso não recomendo), e além de tudo é caro. Em minha experiência aprendi algumas coisas que gostaria de compartilhar com você. Não que a certificação vá mudar sua vida e lhe tornar um expert, somente a senhora “Experiência” tem esse poder, mas ajuda bastante no dia-a-dia e principalmente num processo seletivo. Tenho um amigo, excelente profissional, não tem certificado algum, domina bastante a área de redes, mas já me confessou que foi descartado por selecionadores por não ter certificação. Vamos a elas:

1 – Estude bastante…quanto se achar pronto, estude mais um pouquinho

Bom, quando falamos em estudar, queremos dizer: faça uso de laboratórios, troque idéias com seu instrutor caso esteja fazendo um treinamento para isso, discuta com colegas, faça simulados, pesquise na internet, enfim, crie situações que possam ser mais próximas da realidade corporativa. Crie máquinas virtuais em seu computador para simular uma rede, por exemplo, use e abuse desses recursos sem ter que gastar em mais de um computador.

2 – Marque o exame com bastante antecedência

Mas marque realmente, não deixe para quando você “se sentir” preparado. Caso contrário isso só o fará protelar mais e mais. Uma vez marcado, isso vai te forçar a agir, se preparar , afinal um exame não é barato e você não vai querer ficar jogando dinheiro fora. Se mesmo assim não se sentir preparado, remarque, mas verifique o prazo-limite para isso com o centro de exames que você escolheu.

3 – Planeje como chegar…com antecedência

Tenha a documentação necessária, o endereço em mãos (imprima um mapa na internet se for o caso) e telefone do local no dia do exame para evitar problemas e chegar atrasado. Alías saia de casa com bastante antecedência. O tempo entre sua chegada e o exame será muito útil para você poder relaxar.

4 – Na véspera do exame:

Durma cedo. Não adianta em cima da hora querer virar a noite estudando, só vai atrapalhar a essa altura do campeonato. Ao acordar, tome um café da manhã leve.

5 – Após chegar lá…

Relaxe esticando braços, pernas, espreguiçando-se, vá ao banheiro mais uma vez se for preciso, assim evitando qualquer “desarranjo intestinal” que pode ser desencadeado pelo nervosismo…

6 – Só mais uma perguntinha…

Tire todas as dúvidas possíveis com o atendente que o encaminhará a sala de exames. Verifique se há papel de rascunho, lápis, borracha. Até dicionário de inglês costuma ser disponibilizado.

7 – Agora não tem volta, o exame começa!

Ao iniciar o sistema, leia a introdução da plataforma com muita atenção, pois contém informações valiosas ao candidato quanto a utilização da interface.

Preste muita atenção no tempo de exame e no número de questões a responder, que não é padrão entre os fabricantes e varia até mesmo entre produtos do mesmo fabricante. Faça um cálculo e estime um tempo a ser gasto para cada questão e procure seguí-lo. Considere que algumas questões, por serem mais extensas exigirão um tempo extra.

Antes de começar a responder, leia atentamente o enunciado. Cuidado com as perguntas do tipo “O que NÃO pode ser feito”… o “não” pode passar desapercebido. Leia atentamente cada alternativa, uma pequena palavra que você pulou pode mudar todo o seu sentido.

Outro ponto que muita gente costuma cair: a pergunta trata sobre “a melhor” alternativa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com