TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Sociologia

Pesquisas Acadêmicas: Dossie Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  4.025 Palavras (17 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 17

SOCIOLOGIA: ORIGEM E EVOLUÇÃO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Sintetize as principais características das ciências naturais e das ciências humanas, de acordo com o texto estudado.

Comecemos pela ciência humana, que pesquisa os aspectos do homem como indivíduo, vivendo em sociedade, onde se destaca as ciências sociais (sociologia, antropologia e ciência política), história, geografia, linguística,economia direito e outras, como artes e teologia. As ciências naturais tem como alvo o estudo dos fenômenos natureza, tem como exemplo de ciências naturais as disciplinas: biologia, química, física,geografia física, astronomia, zoologia e geologia

2. A sociologia surgiu em um contexto de profundas transformações socioeconômicas e políticas da sociedade moderna, provocada principalmente pela ocorrência das chamadas revoluções burguesas. Fale sobre essas duas revoluções.

A Revolução Industrial vem marcar o capitalismo esse novo momento as pessoas começam a deixar o campo e passam a optar pela vida na cidade (êxodo rural), pois a fabricação de produtos e comercialização dos mesmos e uso de novas fontes de energia faz com que a vida urbana se torne mais fácil e vantagosa.

A Revolução Francesa a burguesia se destaca já que os direitos liberais estão em pauta, com isso os direitos jurídicos, direito de propriedade e o direito econômico. O sistema monarquista dá lugar a separação dos poderes do Estado em três grandes poderes: Poder executivo, Poder Legislativo e Judiciário

3. Explique com suas palavras a Lei dos Três Estados, desenvolvida por Auguste Comte.

• Estado teológico: todos os fatos acontecem na natureza são da vontade de Deus.

• Estado metafísico: podemos dizer que é um período transitório, onde Deus não é o centro de tudo e as pessoas passam a explicar tudo através de conceitos abstratos, como o misticismo ou em espíritos.

• Estado racional ou positivo: todas as respostas as diversas situações estão embasadas na racionalidade e na ciência. O desenvolvimento será apenas atingido se através do conhecimento cientifico e onde o físico pauta todos os direcionamentos.

4. Por que Auguste Comte é considerado o pai do positivismo?

Auguste Comte é considerado pai positivismo por defender a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos.

5. Defina o que são fatos sociais, na concepção de Émile Durkheim e por que este autor entende que a sociedade precede o indivíduo.

Segundo o autor os seres humanos são seres sociais, pois detrás de uma realidade física e psicológica, existe uma realidade social, pois todo individuo desde de seu nascimento é inserido num meio social e necessita desse contato para sua sobrevivência e ele irá aprender diante da sua interação com esse meio social, inicialmente com os pais, em seguida professores, amigos e outros integrantes desse meio.

6. Cite as três principais obras de Émile Durkheim. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

• As Regras do Método Sociológico. Nesta obra o autor mostra que os fatos sociais estão além da concepção do indivíduo, como que vem como pré-requisito para existência do indivíduo, pois o pensar, o agir e o sentir, ou seja, são atos sociais que sempre existentes e caso o indivíduo não tenha esses ato ele será excluído do seu grupo.

• A Divisão do Trabalho Social. Com a Revolução Industrial o trabalho deixa de ser artesanal e o trabalho passa a ser divido em etapas, para que a produção seja maior.

• O suicídio. Nesta obra o autor deixa claro que os fatos sociais influenciam extremamente a reação do indivíduo ao ponto dele atentar contra a própria vida.

7. Max Weber também entendia que a sociedade precede o indivíduo? Explique. E qual seu entendimento em relação à ação e à relação social, explicada por Weber?

Já Weber, diferentemente de Durkheim, pauta seus estudos não nas relações sociais que determinam a sociedade, e sim, no indivíduo que nela vive. Para esse autor o indivíduo que se constrói mediante ao convívio social e a sociedade só existe diante da ação desses indivíduos, ou seja, sem eles a sociedade não existiria.

8. Cite as três principais obras de Max Weber. Qual o tema principal tratado em cada uma delas?

 A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo;

 A Ciência como Vocação;

 O Capital;

Sobre a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo; Max Weber questiona as razões pelas quais os meios de administração do capital encontram-se no comando quase exclusivo de indivíduos adeptos do protestantismo. O primeiro fenômeno analisado pelo sociólogo alemão está relacionado ao princípio de que os protestantes, com o objetivo em atingir elevadas posições no interior da estratificação social capitalista, necessitaram de certa posse prévia de capital estreitamente vinculada ao desenvolvimento de uma rigorosa formação educacional. O fator econômico estimula a autoridade no plano individual.

Na obra, A Ciência Como Vocação; Weber explicara ciência como vocação ele trata de vários conceitos necessários para que a vocação aconteça e apareça. Weber desconfia do professor que consegue ter as duas aptidões-pesquisador e professor- bem desenvolvidas, ele acredita que será mera coincidência se essas duas se encontrarem no mesmo homem.

Neta obra A Política Como Vocação; para Weber, todo homem sério, que vive para uma causa, vive também dela. Por outro lado, aquele que vive da política é beneficiário de seus próprios interesses econômicos, ou seja, está sempre na condição do político-profissional, até porque vê a política apenas como uma permanente fonte de renda.

9. Explique com suas palavras os conceitos de materialismo histórico e materialismo dialético, fundamentais nos estudos de Karl Marx a respeito do processo de transformação da sociedade.

Para Karl Marx, o materialismo dialético é a concepção filosófica do Partido Marxista-linista. Também chamado de dialético, porque seu modo de abordar os fenômenos da natureza, seu modo de focalizá-los sua teoria materialista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com