TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Durkheim E Outros

Artigos Científicos: Durkheim E Outros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

Em caráter analítico o sociólogo Marx combinou o seu pensamento com perspectivas distintas, que encaram a realidade de forma diferente. Seu pensamento analítico avalia a realidade como ela é, e tenta entende lá. Já o normativo, vislumbra como a realidade deveria ser. Filosofo sociólogo, economista e militante.

Segundo Marx, o que move a história é a luta entre as classes sociais, ele escreveu que a história humana é a história da relação dos homens com a natureza e dos homens entre si. Nessas relações aparece um elemento essencial: o trabalho humano. Ele planta, colhe, caça, pesca, ao mesmo tempo, para melhorar suas atividades de produção da vida material o homem desenvolveu instrumentos de trabalho, domesticou animais para trabalhos mais pesados, desenvolveu técnicas de cultivo e enfim, vive através do seu trabalho.

O predomínio de grupos de homens sobre outros ao longo da historia gerou distorção no modo dos homens de tomar consciência de relação entre o material e o das ideias. Esses fatos Marx e Engels deram o nome de ‘’forças produtivas’’. Para aumentar a produtividade e desenvolver as forças produtivas, o homem foi organizado junto com os iguais a eles, distribuindo assim atividades e benefícios entre os membros da população. Foi esse o ponto de partida do processo para a divisão do trabalho, primeiro a divisão sexual, depois a divisão entre a agricultura e a criação de animais, e assim por diante foi entre campo e cidade, produção agrícola e industrial, comercio e outros.

As relações de propriedade são base das desigualdades sociais, na medida em que a divisão do trabalho possibilitou a existência de homens trabalharem pra outros, porque fazem com os meios dos outros, e de homens que não trabalham porque têm meios e podem fazer com que outros trabalhem para si. Para isso Marx e Engels deram o nome de ‘’relações sociais de produção’’.

Cada época possui conjunto de forças produtivas desenvolvidas pelos homens na época em que vivem, e instituído também relações sociais de produção, que são pelo qual assumem o controle sobre as forças produtivas, ou seja, relações de propriedade. A este conjunto total Marx e Engels chamaram de ‘’modo de produção’’. Abre se assim períodos de convulsão social, no qual as relações de propriedade são discutidas. A classe oprimida se mostra contra o domínio da classe dominante seja ela politica ou econômica. É com isso que os sociólogos afirmam que o que move a historia é a luta entre as classes.

A teoria de Marx se propõe a explicar o modo das ideias do mundo, do conhecimento, das crenças e das opiniões se relaciona com este mundo material, da produção e do trabalho. Para Marx essas representações fazem com que se prendam a aparência e não são capazes de captar a essência das relações ás quais os homens estão de fato submetidos.

O mestre sapateiro curtia o couro dos animais, cortava, tingia, construía as fôrmas de madeira para a fabricação dos sapatos, costurava-os, pregava os solados, fazia o acabamento e ainda vendia em seu estabelecimento. É claro que era um processo lento e eram produzidos poucos pares de sapatos. Porem, ele como pessoa sabia fazer os sapatos e era o saber que determinava o lugar que este homem tinha no mundo. Do mesmo modo ele ensinaria o oficio a seus aprendizes e filhos.

Com desenvolvimento do comércio, cada um faria apenas uma etapa, pois seria bem mais fácil e ágil apenas cortar ou apenas costurar. Mais tarde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com