TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ebay...Fui Taxada, Ajuda!!!

Dissertações: Ebay...Fui Taxada, Ajuda!!!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  744 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

primavera de 1909 cegou a Cleveland sem afetar a Avenida Gates. Em torno desse logradouro, o elegante bairro residencial era todo atividade: cavavam-se canteiros, podavam-se gramados, pintavam-se fachadas... Mas na Avenida Gates o que se via era inércia e desleixo.

Embora só se estendesse por um quarteirão, a avenida, de tão descuidada e suja, dava a impressão de maiores dimensões. As famílias que ali moravam eram, quase todas pobres, e aparentemente resignadas à pobreza. Os homens trabalhavam irregularmente nas usinas de aço, e eram freqüentadores assíduos dos botequins e tavernas. Nas casas sombrias, nem água corrente havia; as famílias da avenida Gates iam, de baldes na cabeça, buscar o precioso líquido no registro.

A rua propriamente dita, era esburacada e desprovida de calçamento. Lá no fim do quarteirão, a estrada de ferro ainda contribuía para aumentar a imundice e tornar mais barulhento o local. Faltava até iluminação pública.

Na escola primária ali perto, quase todas as meninas apareceram com vestidinhos novos naquela primavera; mas a garotinha da Avenida Gates voltou com a mesma blusa encardida e a saia remendada que usara durante todo o inverno. Provavelmente era a única roupa que tinha...

A professora suspirou. Um menina tão bonitinha..., simpática, estudiosa. Seu rosto vivia sujo, e o cabelo despenteado: mas, apesar disso, percebia-se que a criaturinha tinha feições finas. Compadecendo-se, disse a mestra:

- Minha filha, por que você não lava o rosto antes de vir para a escola? Quer fazer isso para mim?

Na manhã seguinte, a menina veio com as bochechas rosadas de tão limpas, e o cabelo penteado.

A professora animou-se a acrescentar:

- Agora, meu bem, peça à sua mamãe para lavar essa blusa e essa saia...

A aluna continuou a usar o mesmo traje sujo. A mãe deve ser desleixada! pensou o professora; e, assim refletindo, tomou a iniciativa de comprar um vestidinho azul-vivo, que deu à criança; esta recebeu o presente com grande alegria, e foi correndo para casa. No dia seguinte, estava linda. Comunicou, então, à professora:

- Mamãe quase caiu pra trás quando me viu de vestido novo! Papai estava no serviço, por isso não me viu. Mas vai me ver na hora do jantar.

Quando o pai finalmente a viu, piscou os olhos, percebendo de repente que sua filha era um primor... E piscou outra vez, ao ver uma toalha na mesa da sala de jantar. Nunca houvera dessas coisas em sua casa...

- Que história é essa? perguntou.

- De agora em diante a gente precisa cuidar da limpeza, respondeu a mulher. – Nossa filha está dando o exemplo...

Terminado o jantar, a mãe começou a esfregar os soalhos, sob o olhar do marido que, em silêncio, não escondia sua surpresa. Em seguida caminhou ele até o quintal, e pôs-se a consertar a cerca.

Na noite seguinte, ajudado pela família, limpou o quintal e principiou a cuidar dos canteiros.

Uma semana depois, um dos vizinhos, intrigado com tanta atividade na casa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com