TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empirismo inglês

Artigo: Empirismo inglês. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  Artigo  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Assunto: Empirismo inglês, segundo Jonh Locke, David Hume, Francis Bacon e Thomas Hobbes

A doutrina do empirismo foi definida a primeira vez pelo filosofo inglês John Locke no século XVII, que defendia uma corrente a qual chamou de Tabula Rasa. Esta corrente afirma que as pessoas nada conhecem, como uma folha em branco, afirmava ainda que todas as pessoas, ao nascer, o fazem sem saber nada, sem nenhum conhecimento, pois é espontâneo. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro. Jonh Locke levanta que as nossas verdades (teorias) devem ser baseadas nas observações do mundo, em vez da intuição ou da fé. E mais, “as Leis da Natureza somente são leis porque já foram observadas pelos homens”. “Toda evidência deve ser empírica, isto é, depende da comprovação feita por sentidos usados nas ciências sociais e humanas”

A percepção do mundo externo e a assimilação da realidade efetivada na mente do ser humano é o que alimenta a sabedoria humana de acordo com o empirismo.

Outro grande teórico empirista, o escocês David Hume que acrescentou a epistemologia( significa ciência, conhecimento, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações) quando discutiu o principio da causalidade(as mesmas causas produzem os mesmo efeitos). Hume observou que não existe conexão causal e sim uma seqüência temporal de eventos. E todas as relações que fazemos entre o que conhecemos não são conhecimentos verdade

Francis Bacon, afirmava que os empiristas anteriores recolhiam dados ao acaso, era preciso um método rigoroso, pois se fazia necessário um método para classificar e sistematizar as várias experiências e orientasse no sentido de dar ao homem uma ciência útil em oposição ao conhecimento científico medieval.

Thomas Hobbes, filosofo inglês, aplicou no estudo da sociedade e das política. Argumentou que só podemos conhecer algo do mundo exterior a partir das impressões sensoriais que temos dele ("Só existe o que meus sentidos percebem"). Esta filosofia é vista como uma tentativa para embasar uma teoria coerente de uma formação social puramente no das impressões por si, a partir da tese de que as impressões sensoriais são suficientes para o homem agir em sentido de preservar sua própria vida, e construir toda sua filosofia política a partir desse imperativo.

O empirismo causou uma grande revolução na ciência, pois graças à valorização das experiências e do conhecimento científico, o homem passou a buscar resultados práticos e foi a partir do empirismo que surgiu a metodologia científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com