TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolanovismo No Brasil

Ensaios: Escolanovismo No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 2

Escolanovismo no Brasil

O escolanovismo acredita que a educação é o exclusivo elemento verdadeiramente eficaz para a construção de uma sociedade democrática, que leva em consideração as diversidades, respeitando a individualidade do sujeito, aptos a refletir sobre a sociedade e capaz de inserir-se nessa sociedade, então de acordo com alguns educadores, a educação escolarizada deveria ser sustentada no indivíduo integrado à democracia, o cidadão atuante e democrático.

O escolanovismo desenvolveu-se no Brasil no momento em que o país sofria importantes mudanças econômicas, políticas e sociais.

Os fundamentos da escolanovista influenciaram pedagogicamente o ensino público e refletiram-se nas instituições universitárias, inspirando as reformas educacionais em outros países.

O escolanovismo brasileiro está ligado a certas concepções de John Dewey, que acredita ser a educação o único meio realmente efetivo para a construção de uma sociedade democrática, que respeite as características individuais de cada pessoa, inserindo-o em seu grupo social com respeito à sua unicidade, mas, como parte integrante e participativa de um todo.

Concluímos que na educação infantil é necessário mostrar para a criança que possuímos sentidos. Como na verdade eles (olfato, paladar, audição, tato e visão) estão em pratica a todo instante em nossas vidas, devemos passar experiências e sensações que acontecem todo momento, mesmo aqueles que elas não percebem. Essa atividade ajuda a criança a despertar suas curiosidades sobre objetos, gostos, cheiros, visão, sons e ainda contribui com o desenvolvimento corporal. Os cinco sentidos são elementos importantes na formação das crianças e é evidente que a decisão de apresenta-los e mostra-los, não é uma tarefa fácil, mas tendo um objetivo a ser alcançado, haverá sempre uma meta a ser concluída.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com