TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudiosos lusófonos da obra de Heidegger

Relatório de pesquisa: Estudiosos lusófonos da obra de Heidegger. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 16

Martin Heidegger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Text document with red question mark.svg

Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2010)

Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Martin Heidegger

Filosofia do século XX

Heidegger 4 (1960) cropped.jpg

Nome completo Martin Heidegger

Escola/Tradição: Ontologia · Fenomenologia · Hermenêutica · ]

Data de nascimento: 26 de Setembro de 1889

Local: Meßkirch, Baden, Alemanha

Data de falecimento 26 de Maio de 1976 (86 anos)

Local: Friburgo em Brisgóvia, Baden-Württemberg, Alemanha

Influenciado por: Anaximandro · Heráclito · Parménides · Platão · Aristóteles · Agostinho de Hipona · Duns Escoto · Kant · Hölderlin · Hegel · Schelling · Kierkegaard · Dilthey · Ortega y Gasset · Brentano · Nietzsche · Husserl · Rilke · Jaspers · Trakl · Jünger

Influências: Agamben · Arendt · Blumenberg · Bultmann · Derrida · Dreyfus · Foucault · Gadamer · Lacan · Löwith · Marcuse · Merleau-Ponty · Ricoeur · Rorty · Sartre · Sloterdijk · Stiegler · Strauss · Tillich · Vattimo

Martin Heidegger (Meßkirch, 26 de setembro de 1889 — Friburgo em Brisgóvia, 26 de maio de 1976) foi um filósofo alemão.

É um dos pensadores fundamentais do século XX - ao lado de Russell, Wittgenstein, Adorno, Popper e Foucault - quer pela recolocação do problema do ser e pela refundação da Ontologia, quer pela importância que atribui ao conhecimento da tradição filosófica e cultural. Influenciou muitos outros filósofos, dentre os quais Jean-Paul Sartre.

Índice

1 Biografia

2 Filosofia

3 Conceitos fundamentais

3.1 Dasein

3.2 Neokantismo

3.3 Husserl

3.3.1 Fenomenologia

3.4 Dilthey

3.5 Kierkegaard

4 Estudiosos lusófonos da obra de Heidegger

5 O pensamento de Heidegger e a psicoterapia

6 Citação

7 Publicações

8 Bibliografia

9 Referências

10 Ver também

11 Ligações externas

Biografia

A cabana onde Heiddeger escreveu a maior parte de Ser e Tempo

Nascido na pequena cidade de Meßkirch, distrito de Kaden, no interior da Alemanha. Inicialmente quis ser padre e chegou mesmo a estudar teologia na Universidade de Freiburg. Depois, estudou filosofia na mesma Universidade, com Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia.

Em 1916, como tese de habilitação ao ensino universitário, publicou A Doutrina das Categorias e do Significado em Duns Escoto. Mais tarde descobrir-se-ia que a obra de Escoto considerada por Heidegger, isto é, a Gramática Especulativa não era de Duns Escoto. Mas isso não tinha muita relevância no pensamento de Heidegger, já que o seu trabalho, com os interesses metafísicos e teológicos que dominam, é mais teórico do que histórico.

Nesse meio tempo Husserl foi chamado a ensinar em Friburgo e Heidegger o seguiu como assistente. Professor por alguns anos na Universidade de Harburgo, em 1929 Heidegger sucedeu Husserl na cátedra de filosofia em Friburgo, dando sua aula inaugural sobre O que é a Metafísica?. Desse mesmo ano é o ensaio Sobre a Essência do Fundamento, bem como o livro Kant e o Problema da Metafísica.

Em 1927, porém, saíra o trabalho fundamental de Heidegger, Ser e Tempo. A obra seria seguida de uma segunda parte, que, no entanto, não apareceu, já que os resultados alcançados na primeira parte impediam o seu desenvolvimento. Ser e Tempo é dedicado a Husserl, que posteriormente não aprovou a obra, o que ocasionou o rompimento entre ambos. Heidegger, no entanto, afirmava trabalhar com o método fenomenológico.

Heidegger inscreveu-se no partido Nazi (NSDAP) em 1 de maio de 1933 (ano da chegada ao poder de Adolf Hitler), tendo posteriormente sido nomeado reitor da Universidade de Friburgo, pronunciando o discurso A Auto-afirmação da Universidade Alemã. Porém, pouco depois se demitiu do cargo de reitor, sendo pressionado por outros professores da universidade, que tentavam boicotar o Partido Nazista para o qual Heidegger emprestou sua credibilidade.

Martin Heidegger teve como aluna a judia Hannah Arendt, que se tornou também uma importante filósofa do século XX, com quem se envolveu amorosamente.

Filosofia

A Universidade de Friburgo, da qual Heidegger foi reitor, entre 1933 e 1934.

Heidegger considerava o seu método fenomenológico e hermenêutico. Ambos os conceitos referem a intenção de dirigir a atenção (a circunvisão) para o trazer à luz daquilo que na maior parte das vezes se oculta naquilo que se mostra, mas que é precisamente o que se manifesta nisso que se mostra. Assim, o trabalho hermenêutico visa interpretar o que se mostra pondo a lume isso que se manifesta aí mas que, no início e na maioria das vezes, não se deixa ver.

O método vai directamente ao fenómeno, procedendo à sua análise, pondo a claro o modo como da sua manifestação. Heidegger afirma que esta metodologia corresponde a um modelo kantiano, ou coperniciano da colocação ou projecção da perspectiva. Neste sentido, a sua metodologia operava uma inflexão do ponto de vista, na medida em que o foco deveria ser desviado do dasein para o ser. Esta inflexão focaliza os modos de ser do ente, correspondendo a uma inversão da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com