TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica, Politica E Sociedade

Artigo: Etica, Politica E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  517 Visualizações

Segundo o texto da Web Aula a Filosofia nasce na Grécia mas ainda paira uma questão: por que nasce na Grécia e não nas culturas orientais antigas? Duas teses foram defendidas, no passado, para o fato de a Filosofia ter tido seu início na Grécia, a respeito destas é possível afirmar que:

Uma considerava o fato um "milagre", ou seja, algo "a-histórico", desconsiderando as condições sócio-econômico-culturais e políticas que faziam parte da cultura grega.

Uma considerava o fato como um fato “histórico” comum, desconsiderando as condições sócio-econômico-culturais e políticas que faziam parte da cultura grega.

Uma considerava o fato como "científico", ou seja, algo "cultural", desconsiderando as condições sócio-econômico-culturais e políticas que faziam parte da cultura grega

Uma considerava o fato "consciente", ou seja, algo "presente", desconsiderando as condições sócio-econômico-culturais e políticas que faziam parte da cultura grega

Nada pode-se afirmar acerca destas teorias primitivas.

Em relação a formação da Grécia, alguns contextos contribuíram para uma construção diferente da cultura grega com relação às outras culturas. Em especial a contraposição entre e Grécia e as demais civilizações existentes apresentavam. Uma observação a respeito destas diferenças se refere á:

Nas demais civilizações o acesso a informação era livre.

Nas demais civilizações a escrita não era importante.

Somente o povo egípcio dominava a matemática.

Nas demais civilizações a escrita era restrita aos escribas e tratada como segredo.

O domínio da alquimia era acessível a todos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com