TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicios Filosofia

Artigo: Exercicios Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  7.882 Palavras (32 Páginas)  •  4.652 Visualizações

Página 1 de 32

Conteúdo: Mito e Filosofia: funções do mito. Condições históricas para o nascimento da Filosofia. A filosofia e o Filosofar.

QUESTÃO 01

Sobre a dimensão cultural do homem, atente ao texto a seguir:

O homem, dizia Schelling, tem, profundamente escondida em si, uma ‘cumplicidade com a criação’, pois que lhe assistiu as origens. Seja de onde for que tenhamos vindo, estamos aqui. Encontramo-nos no mundo, em meio a outros homens. A natureza é muda. Embora pareça estar expressando algo através de suas formas, suas paisagens, suas tempestades tumultuosas, suas erupções vulcânicas, sua brisa ligeira e seu silêncio – a natureza não responde. Os animais reagem de maneira que tem sentido, mas não falam. Só o homem fala. Só entre os homens, existe essa alternância de discurso e resposta continuamente compreendida. Só o homem, pelo pensamento, tem consciência de si. (JASPERS, Karl. Introdução ao pensamento filosófico, São Paulo: Cultrix, 1999, p. 46)

Com relação a esse contexto, analise os itens a seguir:

I. O ser humano é um agente transformador e não se submete inteiramente às forças da natureza, mas é capaz de ampliar os limites que ela lhe impõe.

II. A pessoa desenvolve a consciência de si mesma com base na integração entre o plano individual e o sociocultural, nas diferentes relações com a natureza, com os semelhantes, com o transcendente e consigo mesma.

III. A solidariedade do homem com o mundo não confunde o homem com o mundo. Graças à sua racionalidade, o homem se conhece distinto do mundo e, numa situação de alteridade com relação ao mundo, ele tem consciência de que é uma coisa e o mundo, que é sua casa, outra.

IV. O processo de humanização, realizado com base no conhecimento, na linguagem e na ação, produz um certo conhecimento que se situa nas condições materiais de produção da vida e dos valores como também no sentido que se atribui à existência.

Estão CORRETOS:

a) apenas II, III e IV b) apenas I, III e IV c) I, II, III e IV d) apenas III e IV.

QUESTÃO 02

Que representa a Filosofia? É uma das raras possibilidades de existência criadora. Seu dever inicial é tornar as coisas mais refletidas, mais profundas (Heidegger, Martin).

Nessa perspectiva, é CORRETO afirmar que a Filosofia

a) é uma atividade de crítica e de análise dos valores de uma dada sociedade, na perspectiva de reorientação dos sentidos/significados da vida e do mundo.

b) começa dizendo sim às crenças e aos preconceitos do senso comum e, portanto, começa dizendo que sabemos o que imaginávamos saber.

c) não se distingue da ciência pelo modo como aborda seu objeto em todos os setores do conhecimento e da ação.

d) é a impossibilidade da transcendência humana, ou seja, a capacidade que só o homem tem de superar a situação dada e não-escolhida.

QUESTÃO 03

Sobre a Reflexão Filosófica, coloque V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

( ) Na origem, na raiz do perguntar, encontramos, portanto, a ruptura, a cisão, a contradição. Não sei, preciso saber e porque sei que não sei, pergunto, na expectativa de que a resposta possa trazer-me

o conhecimento que não tenho e preciso ter.

( ) Essa dialética do perguntar e do responder, na qual o conhecimento consiste, torna-se plenamente consciente no homem, pois o homem, antes de conhecer, não apenas ignora, mas sabe que ignora.

( ) A capacidade de perguntar, o direito de perguntar, quer dizer, de romper o monólogo e instaurar o diálogo, implícito na racionalidade humana, é historicamente uma conquista da própria razão.

( ) A reflexão filosófica propriamente dita tem condições de surgir no momento em que o pensar é posto em causa, tornando-se objeto de reflexão.

( ) A reflexão filosófica é radical, porque é um movimento de volta do pensamento sobre s i mesmo, para conhecer-se a si mesmo, para indagar como é possível o próprio pensamento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) V, V, V, F, V b) V, F, V, F, F. c) F, F, V, V, V d) V, V, V, V, V.

QUESTÃO 04

A atitude filosófica inicia-se dirigindo indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porém, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 14).

Sobre isso, é CORRETO afirmar que a Filosofia

a) pode ser entendida como aspiração ao conhecimento sensível, lógico e assistemático da realidade natural e humana.

b) é uma forma crítica e incoerente de pensar o mundo, produzindo um entendimento de seu significado e formulando uma concepção específica desse mundo.

c) designava, desde a Grécia Antiga, a particularidade do conhecimento sensitivo, desenvolvido pelo homem.

d) como forma consciente e crítica de compreender o mundo e a realidade não se confunde, de maneira alguma, com o fato de estar ‘investida’ inconscientemente de valores adquiridos com base no ‘senso comum’.

QUESTÃO 05

Analise as afirmativas abaixo e marque a incorreta:

a) A história sagrada ou mito narra como e por que a ordem do mundo existe e como e por que foi doada aos humanos pelos deuses.

b) A narrativa sagrada é a história sagrada, que os gregos chamavam de mito. Este não é uma fabulação ilusória, uma fantasia sem consciência, mas a maneira pela qual uma sociedade narra para si mesma seu começo e o de toda a realidade, inclusive o começo ou nascimento dos próprios deuses.

c) A religião narrava teogonias (do grego: theos, deus; gonia, geração) isto é, a geração ou o nascimento dos deuses, semideuses e heróis.

d) O tempo sagrado não é uma narrativa.

QUESTÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.6 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com