TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios de Filosofia

Tese: Exercícios de Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  Tese  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Exercicio

Exercicio

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Filosofia

Enviado por: gustavo_alan 20 junho 2013

Palavras: 782 | Páginas: 4

Exercícios de Filosofia

1 - De acordo com o que foi visto no capitulo, que significa dizer que a filosofia está na história e tem uma história?

Ela está na história pelo fato de se manifestar e exprimir problemas e as questões que os homens colocam para si diante do novo não conhecido e ela tem uma história, pois ela esta frequente no dia a dia das pessoas, que usa da mesma para entender e solucionar problemas sociais do mundo antigo e atual.

2 – Que ideias novas a patrística introduziu na filosofia grega? Por que tais ideias são consideradas dogmas?

A idéia da criação do mundo, do pecado original, de Deus como trindade una, de encarnação e morte de Deus, de juízo final ou de fim dos tempos e ressurreição dos mortos, etc. Precisou também explicar com o mal pode existir no mundo, já que tudo foi criado por Deus, que é pura perfeição e bondade. Introduziu, sobretudo com Santo Agostinho e Boécio, a idéia de “homem interior”, isto é, da consciência moral e do livre-arbítrio, pelo qual o homem se torna responsável pela existência do mal no mundo.

3- Qual a posição dos filósofos sobre as relações entre fé e razão?

A razão se subordina totalmente à fé, pois o critério supremo da verdade é o dogma, a revelação divina. A razão abdica de sua exigência própria em favor de uma instância meta-racional, cuja autoridade não se discute. A razão é instrumento não de demonstração, mas de afirmação da fé.

4- Quais os grandes temas da filosofia medieval?

Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.

5- Resuma as três grandes linhas da filosofia da Renascença e explique por que exprimem o humanismo renascentista.

O humanismo marxista que é uma linha interpretativa de textos de Marx, geralmente oposta ao materialismo dialético de Engels e de outras linhas de interpretação que entendem o marxismo como ciência da economia e da história.

-O humanismo renascentista propõe o antropocentrismo. O antropocentrismo era a idéia de o homem ser o centro do pensamento filosófico, ao contrário do teocentrismo, a idéia de “Deus no centro do pensamento filosófico”. O antropocentrismo surgiu a partir do renascimento cultural.

-O humanismo filosófico diferentemente, pois, do conceito generalizado, parte do próprio ser sensível e pensante, que busca consumar dentro de si o processo evolutivo que toda a humanidade deve seguir. Sua realização nesse sentido haverá, depois, de fazer dele um exemplo real daquilo que cada integrante da grande família humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com