TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FEB - Marilena chaui- escolas helenisticas

Por:   •  2/12/2015  •  Resenha  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

Marilena Chauí

Sistemas helenísticos divididos em dois períodos: o antigo (referente ao momento grego de sua elaboração), e o romano ou imperial (quando são reformulados sob a ação da cultura de Roma e da língua latina).

Para Políbio os romanos são os únicos tanto pela extensão de seu império (nenhum dos povos imperiais, os persas, os espartanos e o macedônios, alcançou poderio de igual tamanho) quanto pela velocidade com o que conseguiram (em 50 anos dominaram não algumas partes do mundo, mas aproximadamente todo ele).

Como todas as sociedades patriarcais e todos os estados antigos, Roma nasceu sob forma da monarquia. No entanto, como os gregos, os romanos também inventaram a política: embora o paterfamílias tivesse poder absoluto (dominium) sobre a casa (domus), havia separação entre o espaço doméstico e o público, este constituído por três assembléias ou comícios:

Centurial

Poder para ratificar ou vetar as decisões do rei.

Curial

Função consultiva

Tribal

Era responsável pela eleição das magistraturas inferiores, classificando os cidadãos de acordo com sua tribo de origem.

Havia também o senado (conselho composto pelos chefes das gens), que discutiam e votavam as leis, além de elegerem os magistrados. O senado possuía o poder soberano por ter a função legislativa. O rei era eleito por seus pares, com função executiva e judiciária.

Disputas e guerras civis entre o senado e o rei levaram ao fim da monarquia e à instalação, em 510 a.C, da república, que durará ate 46 a.C, até que Roma passe à condição de império, em 31 a.C.

Roma era socialmente divida entre patriciado (pais fundadores, grandes proprietários de terras e chefes de tribos e famílias) e plebe (descendentes dos pais fundadores, pequenos agricultores, comerciantes e artesãos pertencentes às camadas não proprietárias das tribos). Roma era uma republica oligárquica, governada pelos patrícios que detinham a magistratura, constituíam o senado e monopolizavam o poder religioso e militar. Uma das marcas da história romana é a reivindicação constante da plebe de participar no poder, uma vez que pagava impostos elevados e prestava serviço militar. Ao final de uma das guerras civis, em 470 a.C, a plebe conseguiu ter representantes no senado, os tribunos da plebe (patrícios eleitos pelas assembléias tribais, nas quais a plebe era majoritária). Dessa vitoria resultou a publicação da célebre Lei das Dozes Tábuas que reconhecia os direitos políticos da plebe. Após conquistar vários cargos, os plebeus tiveram sua vitória final em 287 a.C com a publicação da Lei Hortensia, que determinava que as decisões tomadas pelas assembléias plebéias, tornavam-se obrigatórias para todo o povo, aprovadas ou não pelo senado.

Os romanos se organizavam em ordens e estamentos, as ordens vieram da organização militar romana e os estamentos das condições econômicas e políticas impostas pela história de Roma. O funcionamento de ambos se realizava por intermédio do instrumento jurídico. Uma ordem é um grupo de indivíduos que goza de determinados privilégios, mas também é submetido a certas incapacidades em vários domínios e atividade (governamental, militar, legal, religiosa, econômica, matrimonial). Havia, em Roma, duas ordens fundamentais: patrícios e plebeus. Essa divisão social não significa necessariamente uma divisão de pobres e ricos, pois havia patrícios pobres e plebeus ricos. A ascensão dos plebeus à aristocracia instituiu a figura dos “homens novos”, plebeus ricos de uma pequena nobreza não hereditária. A nobreza, oposta à plebe pobre, aos escravos e aos estrangeiros sem cidadania romana, constitui um grupo social com poder econômico formado por patrícios, homens novos e amigos de Roma (título dado aos chefes e governantes locais na instituição da Pax Romana).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com