TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA GERAL E DA RELIGIÃO

Por:   •  31/3/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  1.495 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício Aula N. 01

Analise o texto e a imagem abaixo, e responda as perguntas abaixo.

“A Velha Ignorância - Em 1793, Willian Blake retratou a tensão que existe entre tradição e Filosofia, em seu quadro Aged Ignorance [Velha Ignorância], em uma das gravuras que fez em seu livro de ilustrações The Gates Of Paradise [Os Portões do Paraíso]. Na figura, temos a imagem de uma criança alada sendo atraída pelo sol, e um ancião com óculos profissionais e uma grande tesoura nas mãos, de costas para a luz. Ele abre a tesoura e apara as asas da criança. A imagem retrata a curiosidade e o desejo de conhecimento das pessoas que ainda são jovens ou ávidas pela sabedoria e, por outro lado, a atitude do ancião, representando a tradição ou os dogmas estabelecidos que, satisfeita por crer já estar de posse da verdade, poda a liberdade da criança contemplar a luz do conhecimento. O quadro retrata perfeitamente a tensão que existe entre tradição, conhecimento estabelecido e a busca por novas respostas. Por um lado, a tradição é o depósito dos conhecimentos úteis adquiridos pela sociedade. Por outro, ela pode muitas vezes trancar-se em si mesma, impedindo que novas reflexões possam iluminar a o tempo presente, marcado pela presença de novas problemáticas.”

a) Qual a relação ideal entre Filosofia e Tradição?

A Tradição pode ser observada pela Filosofia como um conhecimento antigo que é repassado e o avaliando quanto a sua funcionalidade. Buscar entender a Tradição, mesmo que não concorde, trazendo assim uma nova forma de observar e avaliar uma realidade.

b)Como as instituições religiosas podem agir de modo a cumprirem a função legítima da tradição?

Entendo a Tradição como um regulador de tempos específicos e observando o que dentro dela pode ser considerado relevante na realidade atual.

c) Como elas podem agir, de modo a inibir o conhecimento e a pesquisa de novos horizontes do conhecimento?

Quando entendida como imutável e irrevogável. Diminuindo assim o alcance do conhecimento por reprovar a curiosidade e a sede por novas respostas.

Exercício da Aula N. 02

De acordo com a discussão iniciada nesta lição, sobretudo do mito da ‘divisão do céu e da terra’ (que está na apostila), responda as questões abaixo:

1. De que forma os grupos de poder usavam (e ainda usam) o imaginário mítico para impedir a reflexão crítica acerca da realidade, no período anterior à filosofia.

Utilizando os relatos míticos como forma literal da verdade, inquestionáveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com