TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA O CONCEITO

Tese: FILOSOFIA O CONCEITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/1/2014  •  Tese  •  3.665 Palavras (15 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO

Este artigo originou-se em virtude de um olhar sobre o ensino da filosofia nas escolas tendo como foco discutir a importância da Filosofia na Educação como um fator de desenvolvimento pessoal.

A filosofia no seu contexto geral requer que estejamos abertos ao novo, às reflexões aqui apresentadas tem como resultado uma análise do conteúdo que nos possibilita um caminhar na educação para o pensar, além de ser a proposta que a Filosofia para crianças apresenta, assumindo conotações diversas ao ser trabalhada e pensada dentro da escola. A presente pesquisa tem como objetivo principal evidenciar a importância do ensino de Filosofia para a educação e fazer uma descrição de sua relevância nas práticas pedagógica e a forma que o professor expõe este conteúdo em sala de aula. A metodologia utilizada neste artigo foi através de pesquisa bibliográfica, que deu a possibilidade do estudo, pesquisa, análise e a reflexão do tema estudado.

Palavras-chave: Educação, Filosofia; Desenvolvimento humano; Formação da pessoa; Escola.

INTRODUÇÃO

A educação se define em varias formas e em diversos parâmetros, no contexto escolar, a importância dada às disciplinas revela um compromisso em garantir o acesso aos saberes elaborados socialmente, mas quando se trata de seu objetivo final, todas as definições se voltam para o desenvolvimento do individuo na sociedade, estes se constituem como instrumentos para a socialização, o exercício da cidadania e a atuação no sentido de reformular os conhecimentos, as imposições de crenças e valores.

Gasparello, 1998; diz que através da educação estamos tratando do ato de educar, orientar, acompanhar, nortear, mas também o de trazer de dentro para fora as potencialidades do individuo.

A filosofia tem uma importância muito grande no desenvolver da educação, tanto no jovem como nas crianças. A filosofia propicia que crianças e jovens criem, desde muito cedo, uma quantidade de habilidades e potencialidades por meio do uso da razão, no exercício de filosofar.

A filosofia é, sem duvida, uma disciplina que ensina a pensar; não se trata de querer afirmar que a filosofia é superior às demais matérias, pois todas são importantes quanto à filosofia, na educação de crianças e jovens.

A filosofia não deve ser somente entendida como mais uma matéria, mas como uma contribuição essencial para a compreensão das outras disciplinas, tanto quanto para o exercício da cidadania.

Neste sentido a filosofia deve ir para as salas de aula, funcionando como um local para o pensar, conhecer e arriscar-se em criar e descobrir novos conceitos. Assim, pode-se atribuir a filosofia uma identidade em meio ao contexto educacional brasileiro, envolvendo-se em um processo interdisciplinar e pedagógico.

Atualmente, o ensino da Filosofia tornou-se obrigatório em todas as escolas públicas e privadas do país. Depois de anos de luta para esse retorno, finalmente, em 2003, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva, aprovou a lei 11.684/08, que alterou o artigo 36, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996. Com essa resolução, as disciplinas de Filosofia deveriam ser incluídas de maneira obrigatória no currículo do ensino médio.

Quando se fala no ensino da filosofia e da sua importância, é pensar em mudanças culturais, em mudança de visão de mundo, de paradigmas. Filosofar dentro de uma estrutura escolar é capacitar os alunos contidos nela para debates, para confrontação de ideias. Portanto o espaço aberto para a Filosofia dentro das instituições consiste na experiência e oportunidade que os alunos terão em fazer ele mesmo a experiência do pensamento e não apenas reproduzir.

O trabalho com a educação filosófica com crianças, adolescentes e jovens, é abrir espaço acima de tudo para a busca de um novo posicionamento diante da realidade social. Trata-se de sair de senso comum e ir para a consciência crítica. Isto não está somente a cargo do ensino da Filosofia, não será ela, por si só, que despertará o aluno para as mudanças de atitude perante o mundo, ou que o fará agir como sujeito responsável de sua história.

Para GADOTTI, 1979, é da sua essência e do seu fazer, alcançar tais finalidades, quando ensinada e vivenciada no período escolar, juntamente com as demais disciplinas.

O caminho da mudança pela educação filosófica passa pelo esclarecimento e consolida-se na íntima relação entre saber, poder, cultura e transformação, isto é, passa pela emancipação do indivíduo.

O aluno deve ser convidado a refletir sobre o mundo que cerca o conhecimento de uma realidade da qual ele próprio faz parte. Faz-se necessário ao educador o comprometimento como profissional durante as suas inter-relações em que o compromisso não pode ser um ato passivo, mas sim a inserção da práxis na prática educativa de professor e aluno.

Sendo assim, A presente pesquisa tem como objetivo principal evidenciar a importância do ensino de Filosofia para a educação e fazer uma descrição de sua relevância nas práticas pedagógica e a forma que o professor expõe este conteúdo em sala de aula. A metodologia utilizada neste artigo foi através de pesquisa bibliográfica, que deu a possibilidade do estudo, pesquisa, análise e a reflexão do tema estudado.

CONCEITO DE FILOSOFIA

A filosofia trata da realidade não a partir de recortes, mas do ponto de vista da totalidade. Para Cunha,1992, a visão da filosofia é de conjunto, de entendimento do problema, não de modo parcial, mas relacionando cada aspecto observado outros do contexto em que está inserido.

A Filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas juízos de valor. Isto significa que filosofar é ir além do que é, é buscar entender como deveria ser, julgar o valor da ação, ir em busca do significado Filosofia propriamente surge quando um pensar torna-se objeto de uma reflexão (CUNHA,1992).

Podemos então conceituar a filosofia como uma reflexão sobre os problemas que a realidade apresenta.

“a filosofia não é, de modo algum, uma simples abstração independente da vida”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com