TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE IMMANUEL KANT (WELLEN)

Por:   •  28/4/2017  •  Bibliografia  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

FORMAÇÃO DE IMMANUEL KANT (WELLEN)

A filosofia de Immanuel Kant, considerado um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e do último período do Iluminismo, situa a razão no centro do mundo. Na escola da cidade aprendeu latim e línguas clássicas. Aos dezesseis anos ingressou na universidade de Königsberg, na qual se aprofundou na filosofia de Gottfried Wilhelm Leibniz e de Christian Wolff, sob a orientação de Martin Knutzen, um racionalista, que apresentou a Kant a nova física matemática de Newton.

No início dos anos 1760, Kant, influenciado pela filosofia de Hume, começa a dar forma à tese central da sua filosofia, de que o conhecimento humano pressupõe a participação ativa da mente humana, dando origem a livros que são os pilares de sua obra. São eles: Crítica da razão pura (1781), que criou as bases para a teoria do conhecimento como disciplina filosófica e marcou o início da filosofia moderna, Fundamentação da metafísica dos costumes (1785), Crítica da razão prática (1788) e Crítica da faculdade do juízo (1790). Em comum, todos eles defendem um profundo estudo do conhecimento humano, das formas e dos limites das faculdades cognitivas do homem, partindo do princípio de que o conhecimento começa com a experiência, mas não deriva dela. 

Mas mesmo com tantas tarefas Immanuel dedicava a maior parte de seu tempo escrevendo suas obras e realizando estudos nas áreas pelas quais mais se interessava, principalmente nos ramos das Ciências Naturais e da Física de Newton, tanto que em 1749 realiza a publicação de sua primeira obra, denominada ‘’Pensamentos sobre o verdadeiro valor das forças vivas’’.

Em 1754 Kant retoma seus estudos acadêmicos e conclui seu doutorado, virando um professor universitário de diversas disciplinas, como por exemplo metafísica, geografia e lógica. Ao longo de sua vida o autor publica diversas obras, dentre elas a ‘’Fundamentação da metafísica dos costumes’’ e ‘’Crítica da razão prática’’.

As produções literárias do referido autor possuem algumas semelhanças, ou seja, em síntese as mesmas resguardam grandes estudos do conhecimento humano, bem como dos formatos e das limitações destes, partindo do pressuposto de que o conhecimento se inicia com a experiência, porém não se origina a partir desta.

Referências:

https://www.ebiografia.com/immanuel_kant/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com