TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fenomeno

Artigos Científicos: Fenomeno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

Essa atividade é importante para compreender as propriedades dos fluidos e calculá-los para o desenvolvimento do projeto. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSO 1 - Definir a geometria que utilizará para desenvolver o tanque principal, considerando que ele tenha 50 litros de água quando completamente cheio; o tanque auxiliar que tenha 3 litros de água quando completamente cheio e um tubo que fica quase que perpendicular e conecta os dois tanques, com diâmetro de 10 cm na saída e um comprimento de 15 cm. Desenhar o layout do projeto com o dimensionamento dos tanques, dos canos, bombas, fixação das resistências e locais onde ficarão conectores e circuitos de acionamento. Desenhar o tanque principal e o auxiliar com o auxilio de Software disponível na unidade ou outro em Comum acordo com o professor.

Resposta:.

Volume = Profundidade x largura x altura

Tanque de 50 Litros = 30 x 63 x 26,5 = 50,08 cm³ => 0,05 m³

Tanque de 3 Litros: 19 x 15,8 x 10 = 3 m³ 

PASSO 2 - Determinar o valor de massa de água e o peso específico quando o tanque principal estiver completamente cheio de acordo com a geometria escolhida. Para efeito de cálculos, considerar que a massa específica da água é igual a 0,998 cm³. Adotar a aceleração da gravidade igual a 9,81 m/s².

Resposta:

M(H₂O) = ?

γ(H₂O) = ?

ρ(H₂O) = 0,998g/cm³ = 9,98X10⁻⁴kg/m³

Volume = 50L = 0,05m³

g = 9081 m/s

M(H₂O) = ρ = m/v => m = ρ.v => m= 9,98.10⁻⁴kg/m³ . 0,05 m³ =4,99.10⁻⁵kg

γ(H₂O) = ρ(H₂O )x g => γ(H₂O) = 9,98X10⁻⁴kg/m³x 9,81m/s² => 9,79.10⁻³N/m³

PASSO 3 - Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet sobre a viscosidade da água e por que especialistas em aquários recomendam utilizar sal como uma forma de alterar a viscosidade em torno do peixe.

Resposta: Viscosidade é a resistência apresentada por um fluido à alteração de sua forma, ou aos movimentos internos de suas moléculas umas em relação às outras. A viscosidade de um fluido indica sua resistência ao escoamento sendo o inverso da viscosidade, a fluidez. Devido a sua ligação de hidrogênio, justifica-se a causa da água ser pouco viscosa, pois a ligação entre as moléculas é muito forte, fazendo com que elas sejam muito unidas, e se há uma perturbação em uma molécula, as moléculas ao seu redor, devido a forte ligação, também sofreram conseqüência desta perturbação. A água em escoamento reage à tensão de cisalhamento, sofrendo uma deformação angular que é proporcional a essa tensão. Somente a viscosidade, é a constante de proporcionalidade definida como a razão entre essa tensão de cisalhamento e o gradiente de velocidade.

Um Fator que determina a viscosidade é a Temperatura, que desempenha o papel de maior importância, pois é ela que determina o aumento ou a diminuição da viscosidade.

A viscosidade é geralmente simbolizada pela letra grega minúscula "µ" e tem a dimensão de força por unidade de área. Sua unidade no S.I. é N.s/m².

Se adicionar sal culinário à água do aquário, isto vai aumentar a resistência dos peixes. O sal estimula a formação de viscosidade na superfície do corpo, de modo que bactérias nocivas e parasitas são parcialmente repelidos. Além disso, o sal dificulta a reprodução de bactérias na água. Por isso os especialistas em aquários recomendam utilizar sal como uma forma de alterar a viscosidade em torno do peixe.

PASSO 4 – FIGURA DO TANQUE

ETAPA 2 –

PASSO 1 - Calcular a pressão no fundo do tanque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com