TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofando A Verdade é Filha do Tempo

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 2

a verdade é filha do tempo

Individuo guiado pelas emoções, instintos e provido de razão, o homem vive cada momento de sua existencia construindo historia, deixando registrado que suas ações modificaram o mundo, e que o principal instrumento para tal transformação é o trabalho, o trabalho que aprisiona e liberta, o deixa submisso ou soberano, alienado ou lucido, o trabalho que ensina e constrói toda a existencia humana.

A ação humana é transformadora, ela nos difere dos animais, de acordo com Maria Lucia de Arruda Aranha, "os animais permanecem mergulhados na natureza, ja o homem é capaz de transforma-la, o mundo em que vivemos não podemos chamar de natural, pois este se encontra transformado".

"O que você que ser quando crescer?" Desde crianças ja nos é imposto a ideia de que o trabalho é o unico e verdadeiro caminho para o sucesso, que o mundo é uma maquina gigante e que cada ser humano é uma peça da engrenagem e o trabalho é o combustivel que faz o mundo girar, tal pensamento é uma dominação que aliena, o deixa cego para outros caminhos, pois o trabalho é a unica verdade, e que a verdade seja dita, trabalhamos para viver, e não ao contrario não é mesmo?

A verdade é abstrata, pois esta existe no juizo de cada um, é o produto do conhecimento intuitivo e/ou cientifico com experiencias, açoes humanas, que deixam evidencias para assim comprovar a "verdade verdadeira". Para a antropologia cultura é tudo o que o homem produz ao construir sua existencia, então ao relacionar trabalho a construir e transformar, é dizer que o  "trabalho é chave para o sucesso" é uma verdade absoluta.

 Crer que o homem trabalhador  é uma peça da sociedade colocando objetivos, imposições ilusiorias, crenças a submissão de valores que deixam o individuo cego a outros caminhos diferentes daquele que lhe é imposto como unico caminho verdadeiro, faz parte da ideologia capitalista, que faz do trabalho o caminho para os prazeres da vida, se não como ato prazeroso, estas ideias alienam o homem  a uma suposta ilusão da verdade, logo, vivemos para trabalhar.

A verdade é filha do tempo, o tempo passado, o presente e o futuro, o tempo que o dinheiro não compra, que o homem deseja, pois ele não esta a seu alcance, o tempo que assombra ou contenta, que é modesto ou cruel, o tempo que o homem perdeu ao enchergar o trabalho como chave para o sucesso, e sucesso como simbolo de felicidade, prazer. O tempo que passou e não volta mais, e esta é a unica verdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (21.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com