TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia 2 Semestre

Exames: Filosofia 2 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 04

Esta etapa tem por objetivo fazer uma leitura do capítulo 05 do Livro Ética e Filosofia Jurídica e da notícia CNJ investiga renda de desembargadores, elaborar um relatório sobre os assuntos discutidos e responder algumas questões propostas sobre o tema.

Relatório

A profissão é conceituada como uma atividade pessoal, desenvolvida de maneira estável e honrada, ao serviço de outros e ao beneficio próprio, em conformidade com a própria vocação e em atenção com a dignidade da pessoa humana. Sendo uma atividade desenvolvida em beneficio próprio não sendo incompatível o fato de se destinar a satisfazer o bem particular de quem a exercita.

O exercício honroso da profissão quer dizer que o profissional devera se conduzir de acordo com seus cânones. Espera-se do professor que ensine, do médico se interesse e lute pela vida do paciente e do enfermeiro que o atenda bem. Não se pode admitir de quem optou pela função do direito, do reto, do correto, se porte incorretamente no desempenho profissional. As infrações profissionais são muito graves, pois constituem traição do infrator ao seu projeto de vida. A um compromisso por ele assumido e que não soube, ou não quis, honrar.

O exercício profissional ainda deve ser de acordo com o conceito da dignidade humana. As atividades laborais humanas não existem para movimentar a economia. Elas são voltadas a realização das pessoas, de maneira a que se realizem integralmente, concretizando suas potencialidades ate a plenitude possível.

. As atividade exercidas com objetivo de viabilizar a coexistência das pessoas revestem igual distinção e merecem idêntico respeito. Este, portanto, e um dos princípios gerais que pode estar presente em qualquer desempenho humano. Nas profissões do foro, todavia, o dúplice dever concentra toda normativa de deveres. A dignidade constitui um valor inerente à pessoa humana, que deve ser protegido e respeitado. A projeção desse valor no exercício profissional e o que proporciona o decoro a corporação ou colégio profissional. Desta forma a dignidade no desempenho da profissão por parte de um dos seus membros afeta, tanto em suas manifestações positivas como nas negativas, o decoro dos demais. É truísmo afirmar que fere a dignidade profissional a pratica de crimes como o estelionato, a falsidade, a receptação e outros, para mencionar aquelas ameaças mais comuns a categoria. O principio do decoro e da dignidade profissional e ainda suscetível de ser lesado quando se pleiteia remuneração excessiva.

A) Quais princípios éticos foram violados? Justifique sua resposta

O principio do decoro e da dignidade profissional foram violados, no momento em que os magistrados pleitearam remuneração excessiva.

B) Em sua opinião, por que se exige uma postura ética dos profissionais?

Nalini afirma que a profissão e uma vocação, em assim sendo deve ser exercida de maneira estável e honrosa, o que significa que um professor deve ensinar, um medico zele pela saúde de seus pacientes, um pintor pinte, e assim cada profissional deve fazer de acordo com suas atribuições, da melhor maneira possível. O autor afirma ainda que as profissões não existem para atender a economia, mas sim para atender as vontades pessoais, ou seja, cada um deveria escolher sua profissão por vontade, para sua realização pessoal, se dedicando ao maximo para corresponder as expectativas daqueles que dele dependem em sua profissão.

C) Existe profissão que pode ser menos ética que a jurídica? Justificar sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com