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Filosofia Do Direito

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Por:   •  31/3/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  432 Visualizações

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Plano de Aula: Ética e política na Antiguidade: Platão e Aristóteles (Parte 2)

FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA

Título

Ética e política na Antiguidade: Platão e Aristóteles (Parte 2)

Número de Aulas por Semana

Número de Semana de Aula

5

Tema

Ética e política na Antiguidade: Platão e Aristóteles (Parte 2)

Objetivos

Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:

Conhecer em linhas gerais a importância da relação entre ética e política na antiguidade;

Estudar as diferentes definições para o conceito de liberdade;

Identificar em linhas gerais o pensamento político de Aristóteles;

Estrutura do Conteúdo

Unidade 1 – O Nascimento da Filosofia Política

1.3. Ética e política na Antiguidade: Platão e Aristóteles (Parte 2)

Pontos da aula:

O indivíduo pensado a partir  da pólis no horizonte da relação indissolúvel entre ética e política;

O conceito plurívoco de liberdade na Antiguidade: 1. Autarkeia (autossuficiência/independência); 2 - Proairesis (deliberação/livre escolha) ; 3 - Autonomia ( liberdade perante a lei e os costumes); 4 - Isegoria (liberdade de expressão/fala livremente em público);

Aristóteles: a) Eudemonia e o conceito de animal político; b) a liberdade como proairesis e a phronesis; c) a virtude pelo hábito como autossuficiência (autarkeia); d) equidade e autonomia.

 

Aplicação Prática Teórica

O aluno deverá consultar seu material didático a fim de responder ao seguinte caso concreto:

Caso 1 – Michael Sandel: "A política precisa se abrir à religião"

O professor de filosofia em Harvard diz que os princípios e a moral são bem-vindos ao debate público – mesmo que tenham origem na fé.

MARCOS CORONATO

A sociedade brasileira se acomodou perigosamente a uma ideia: quem não pode pagar um colégio particular não tem como garantir aos filhos educação de qualidade. Convivemos com situações variadas em que o dinheiro manda: com ele, é possível eleger políticos, passar à frente da fila em parques de diversões e até adquirir o direito de emitir poluentes no ar comprando créditos de carbono. O fenômeno não é só brasileiro. Em diversos países, ricos e pobres, experimentam-se os limites do poder do dinheiro para que caçadores possam caçar, crianças sejam incentivadas a ler mais e pacientes consigam atendimento médico decente. Um dos filósofos mais populares do mundo, o americano Michael Sandel, acha que estamos indo rápido demais. 

Sandel, um filósofo de fala pausada, virou celebridade por causa da repercussão

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