TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Do Direito

Trabalho Universitário: Filosofia Do Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

Caso 1 ? A política

Na conversa diária, usamos a palavra política de diversas formas que não se referem necessariamente a seu sentido fundamental. Por exemplo, sugerimos a alguém muito intransigente que "seja mais político" na sua maniera de agir, ou nos referimos à "política"da empresa, da escola, da Igreja, como formas de exercício e disputa do poder interno.

Há também um sentido pejorativo de política, atribuído pelas pessoas desencantadas, que, diante da corrupção e da violência, a associam à "politicagem", falsa política em que predominam os interesses particulares sobre os coletivos. Afinal, de que trata a política? (ARANHA, Maria Lúcia de A.; MARTINS, Maria Helena P. Filosofando. Introdução à filosofia. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2003. p. 214)

Diante da citação acima, responda as perguntas que seguem:

1 - Podemos considerar a filosofia política como estudo da "politicagem"? Justifique.

Filosofia política é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

Tudo na vida tem um caráter político, uma vez que costumamos falar que uma escola possui uma politica de ensino, já uma empresa tem uma politica de trabalho, ou seja a política está em tudo; já a politicagem é o lado escuro, pois elas é caracterizada como a corrupção, que envolve as relações, bem como quando falamos que há uma politicagem que dizer que tem algo de ilícito na situação. Portanto há que se falar que politica e politicagem tem significados diferentes sendo a politica o lado mais abrangente já a politicagem não pois se refere mais especificamente a corrupção.

2 - Com base na problematização do texto acima, pesquise e, após, apresente à turma uma definição filosófica para política?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com