TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Grega

Exames: Filosofia Grega. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 3

Ideias dos filósofos

(Água versus fogo)

“Os filósofos pré-socráticos são chamados de naturalistas, pois tinham como objetivo o problema cosmológico: O nascimento da filosofia ocidental se preocupava fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza, da qual os seres humanos fazem parte e, por isso, seus representantes buscavam o principio das coisas. A característica que levou esses homens de pensadores á primeiros filósofos foi a abstração da natureza e a procura de um principio único e elementar que a explicasse, sem o apelo fundamental aos mitos. A esse principio, eles chamaram Arché (Physis) unidade fundamental, realidade em movimento, é aquilo que mantém tudo vivo. E o cosmos é o mundo ordenado, compreende o que existe.” ( Ana Maria de Carvalho).

Segundo as palavras de Ana Maria de Carvalho, podemos observar a semelhança entre Tales de Mileto e Heráclito, no que se diz respeito á origem das coisas e abstração do surgimento das mesmas em elementos da natureza, eles fazem parte de um mesmo período da filosofia grega (período pré-socrático) , no qual o objeto maior de estudo era o homem, suas relações, a compreensão do universo como um todo.

Suas ideias também se diferenciam em relação ao elemento natural de onde acreditavam serem provindas todas as coisas. Tales acreditava que as coisas surgiam a partir da água enquanto que Heráclito acreditava que o agente responsável pela criação e movimentação do universo era o fogo.

8

Resolução das Questões

1: Quais os principais períodos da filosofia grega?

R: Período pré-socrático ou cosmológico, Período socrático ou antropológico, Período sistemático e período helenístico ou greco-romano.

2: Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática? Escolha um deles e explique-o.

R: A filosofia nesta época se ocupava em explicar a origem do mundo, e também das transformações ocorridas na natureza que são amplamente constantes, não admitindo a criação do mundo a partir do nada atribuindo a elementos da natureza a formação das demais coisas. E a physis tomada em sua totalidade, isto é, a natureza entendida como causa primordial da existência e das transformações das cosas naturais, esta seria imortal enquanto que as coisas físicas são mortais. Exemplificando eles acreditavam, por exemplo, que o mundo e todas as coisas teriam surgido de um elemento da natureza, o que muda de acordo com o pensamento do filósofo, para Tales de Mileto esse elemento era a água.

3: O que é Kínesis ou o devir? Por que essa ideia é central no pensamento pré-socrático?

R: As mudanças e transformações permanentes, o movimento das coisas e do mundo. O devir segue leis rigorosas que o pensamento conhece, tais leis mostram que as mudanças são passagens de um estado ao seu contrário: ex. dia-noite, claro-escuro entre outros. Essa ideia é central, pois, reafirma o que os filósofos pré-socráticos pensavam em relação ao mundo ser alvo de constantes mudanças. Kínesis e o devir expressam mudanças assim como as teses da filosofia deste período.

4:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com