TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Juridica

Exames: Filosofia Juridica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 3

1) A atitude filosófica – uma constante indagação.

1.1) Nascimento da consciência filosófica – rompimento do dogmatismo – crescimento da criança e instalação da dúvida radical – busca de um sentido para as coisas e para o mundo humano (transcendência)

2) Definição etimológica de filosofia – philos- amigo sophia - sabedoria – o filósofo nunca chega a um conhecimento totalizante, mas é sempre um buscador, um perquiridor. Atitude de humildade (filósofo X sofista)

3) Filosofia – “Proposta de meditação e leitura crítica da realidade. Uma tentativa de obtenção de um conhecimento global e totalizante do homem no mundo, dentro de uma fundamentação racional.” (HRYNIEWICZ, 2008, p.19)

4) Características do pensamento filosófico –

4.1) Coerência – emprego do raciocínio lógico 4.2) Profundidade – vai à raiz do problema 4.3) Abrangência – analisa o contexto e a multiplicidade de respostas possíveis

5) a Filosofia e outros ramos de interpretação da realidade

5.1) Filosofia x mito (história dos deuses que busca explicar acriticamente os fenômenos da natureza)

5.1.1) Vide mito Thor (deus da colheita, da fertilidade) 5.2. Filosofia X ciência (descrição do mundo em suas propriedades naturais, aquelas que são experimentáveis, a partir de um método científico)

6) Áreas do conhecimento filosófico:

6.1. Metafísica – Estuda o ser em geral, gerando incursões investigativas e racionais sobre a alma, Deus (teodiceia) e o Universo (cosmologia).

6.2. Lógica – Estuda as regras do bom raciocínio, a fim de validar premissas e depurá-lo de raciocínios incorretos.

6.3. Gnosiologia – Tem por objeto o conhecimento em geral, enfocando a possibilidade, origem e a essência do conhecimento e da verdade. Estabelece a correlação primordial entre pensamento e realidade, sujeito cognoscente e o objeto cognoscível. Diferencia-se da epistemologia, pois esta estuda as condições de conhecimento nos domínios de cada ciência em particular.

6.4. Ética ou Filosofia Moral – tem por objeto aspectos relacionados à vida moral, a conduta reta, a virtude e a não-virtude, bem e o mal, assim como os pressupostos do comportamento humano para um agir moral.

6.5. Axiologia – vinculada à ética, trata do estudo dos valores e da atividade humana histórica, social e pessoal acerca da valoração.

6.6. Filosofia política – Reflete sobre os critérios de constituição, legitimidade, necessidade e pressupostos do poder político.

6.7. Filosofia do Direito – investigação dos fundamentos últimos das normas jurídicas: a legitimidade da norma, valores, justiça, limites das instituições jurídicas e as bases científicas do Direito.

6.8. Estética – reflexão sobre o belo em geral, seja produzido pela natureza ou pelo homem, realçando as mais diversas questões relacionadas às artes.

Obs - Para os positivistas (Comte e Spencer), a filosofia é inseparável do saber empírico e positivo, sendo a sua síntese, a unificação do saber

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com