TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Moderna

Casos: Filosofia Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/8/2013  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  498 Visualizações

-O humanismo marxista que é uma linha interpretativa de textos de Marx, geralmente oposta ao materialismo dialético de Engels e de outras linhas de interpretação que entendem o marxismo como ciência da economia e da história.

-O humanismo renascentista propõe o antropocentrismo. O antropocentrismo era a idéia de o homem ser o centro do pensamemento filosófico, ao contrário do teocentrismo, a idéia de "Deus no centro do pensamento filosófico. o antropocentrismo surgiu a partir do renascimento cultural.

-O humanismo logosófico diferentemente, pois, do conceito generalizado, parte do próprio ser sensível e pensante, que busca consumar dentro de si o processo evolutivo que toda a humanidade deve seguir. Sua realização nesse sentido haverá, depois, de fazer dele um exemplo real daquilo que cada integrante da grande família humana pode alcançar. No renascimento ocorreu uma grande mudança. Porque o homem passou a se dar o valor, ele passou a ser o centro do universo(humanismo). A igreja perdeu uma parte do seu poder. Isso revolucionou tudo, as pinturas, o pensamento filosofico, medicina, ciencia.

4) Porque o ceticismo foi a revolta inteligente contra o uso da razão para defender velhas superstições, como no caso da Teologia.

2) dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com