TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Moral E Ética

Artigos Científicos: Filosofia Moral E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  2.286 Palavras (10 Páginas)  •  10.721 Visualizações

Página 1 de 10

Questionário de Filosofia:

1) Considerando-se os dois sentidos da palavra grega éthos,quando nasce a Filosofia moral ou a disciplina filosófica denominada ética?

Podemos dizer que a ética se dá pela educação da vontade. A filosofia moral ou a disciplina denominada ética nasce quando se passa a indagar o que são, de onde vêm e o que valem os costumes. Isto é, nasce quando também se busca compreender o caráter de cada pessoa, isto é, o senso moral e consciência moral individuais. Segundo Chauí, podemos dizer que o Senso Moral é a maneira como avaliamos nossa situação e a dos outros segundo ideias como a de justiça, injustiça, bom e mau. Trata-se dos sentimentos morais. Já com relação à Consciência Moral, não se trata apenas dos sentimentos morais, mas se refere também a avaliações de conduta que nos levam a tomar decisões por nós mesmos, a agir em conformidade com elas e a responder por elas perante os outros. Isso significa ser responsável pelas consequências de nossos atos.

2) Explique por que Sócrates incomodava os antenienses.

Sócrates incomodava os atenienses ao indagar sobre a origem e a essência das virtudes que acreditavam praticar ao seguirem os costumes. Questionava como e por que os gregos sabiam que uma conduta era boa ou má, virtuosa ou repleta de vícios; dizia que a alma é a consciência e a personalidade intelectual e moral. Portanto, os verdadeiros valores são aqueles ligados aos da ala, que são o conhecimento ou a ciência.

3) O que Aristóteles entendia por práxis? Como a distinguia da técnica? Aristóteles que consagrou a práxis como um termo filosófico, para assim poder designar asações intransitivas ou morais que têm em si mesmo um sentido completo ou pleno, como, por exemplo, a ação de ver, julgar,dançar, etc. Em sua oposição existem as ações transitivas que têm a sua conclusão numa obra exterior, tais como construir,pintar, cozinhar, etc. Na práxis, o agente, a ação e a finalidade do agir são inseparáveis ou idênticos, pois o agente, o que ele faz e a finalidade de sua ação são o mesmo. E distingue a ética da técnica como praticas que diferem pelo modo de relação com a ação e com a finalidade da ação.

4) Segundo Aristóteles, qual é o campo das ações éticas? Por que essa concepção exclui o necessário e o contingente do campo ético e afirma a importância do possível?

É a esfera da realidade na qual cabem a deliberação e a decisão ou escolha. Porque o necessário é o que será sempre tal como é, independente de nós, já a importância do

possível porque para ser e acontecer depende de nós, de nossa vontade de nossa ação.

5) Explique a distinção aristotélica entre o que é “por natureza” e o que é “ por vontade”. Quer na natureza , quer na arte, todo movimento(tanto deslocamento quanto mudança qualitativa) constituí, para Aristóteles, a atualização da potência de um ser que somente ocorre devido à atuação de um ser já em ato: o mármore transforma-se na estátua que ele pode ser graças à interferência do escultor, ou seja, por vontade dele, que já possuí a idéia da estátua. Também na geração natural, a forma preexistente ao ser que é gerado: o ser atualizado (o homem adulto, por exemplo) torna-se capaz de gerar um ser semelhante a ele, ou seja, pela própria natureza. Assim, as formas, entendidas como tipos de organização biológica, seriam imutáveis e incriadas, embora sempre inerentes aos indivíduos

“ Por natureza é o necessário, e por vontade é o possível.”

6) Qual o legado ético dos filósofos antigos?

Três grandes princípios da vida moral: por natureza, a virtude e a conduta ética.

1. Por natureza, os seres humanos aspiram ao bem e à

felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta

virtuosa;

2. A virtude é uma excelência alcançada pelo caráter,

tanto assim que a palavra grega que a designa é aretê,

que quer dizer excelência;

3.A conduta ética é aquela na qual o agente sabe o que

está e o que não está em seu poder realizar,

referindo-se, portanto, ao que é possível e desejável

para um ser humano.

Concluindo, a finalidade da ética era a harmonia entre o

caráter do sujeito virtuoso e os valores coletivos, que

também deveriam ser virtuosos.

7) Como os antigos concebiam a vida ética? Por que, para eles, a vontade era tão importante?

Buscando o bem e a felicidade. Porque era ela que deveria ser fortalecida para permitir que a razão controlasse e dominasse as paixões.

8) Quais as mudanças na ética antiga trazidas pelo cristianismo?

Diferentemente de outras religiões da Antiguidade, que eram nacionais e políticas, o cristianismo nasce como religião de indivíduos que não se definem por seu pertencimento a uma nação ou a um Estado, mas por sua fé num mesmo e único Deus. Em outras palavras, enquanto nas demais religiões antigas a divindade se relacionava com a comunidade social e politicamente organizada, o Deus cristão relaciona-se diretamente com os indivíduos que nele crêem.

Isso significa, antes de qualquer coisa, que a vida ética do cristão não será definida por sua relação com a sociedade, mas por sua relação espiritual e interior com Deus. Dessa maneira, o cristianismo introduz duas diferenças primordiais na antiga concepção ética:

* em primeiro lugar, a idéia de que a virtude se define por nossa relação com Deus e não com a cidade (a polis) nem com os outros. Nossa relação com os outros depende da qualidade de nossa relação com Deus, único mediador entre cada indivíduo e os demais. Por esse motivo, as duas virtudes cristãs primeiras econdições de todas as outras são a fé (qualidade da relação de nossa alma com Deus) e a caridade (o amor aos outros e a responsabilidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com