TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia Questoes

Artigos Científicos: Filosofia Questoes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2013  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 2

1-Significa que teremos noções de direito, onde serão estudadas questões fundamentais do direito como um todo, pois filosoficamente deve estar relacionado ao direito de maneira que todos passam a ter uma visão mais ampla do universo jurídico, como alguns conceitos sobre: justiça, moral, direito, ter direito, legitimidade... E a filosofia do direito seria uma forma de pensar acerca das questões expostas e de gerar argumentos lógicos e coerentes para o caso. Hegel dizia que: cada filosofia é o próprio tempo em pensamento, e cada filósofo é, portanto, alguém que pensa o próprio tempo. Filósofo não inventa a realidade, mas interpreta a realidade em que vive.

2-Verdadeira, pois é do profissional de direito fazer avaliações criticas, sendo que as praticas, as atividades e as avaliações são objetos que precisam ser apresentados de forma mais clara e objetiva, possível para contribuírem melhor com uma interpretação e aplicação no âmbito jurídico e assim sendo os filósofos de direito tem por si o dever de questionar ou problematizar as questões já respondidas e fazer disso um novo problema, sendo que para o jurista esta já estava resolvida. O filósofo do direito faz esse tipo de pergunta: o que é o direito? Como o direito é? E por que o direito é assim? Procuram a essência, o significado e a origem do que se quer conhecer. A Filosofia estuda o “por que” e o “que é”, ou seja, os conceitos e assim conseguimos perceber a diferença entre a Religião e a Filosofia, enquanto aquela tem por base a fé, pela qual se aceitam verdades não demonstráveis e aceitas por quase todos.

3-No período moderno ocorreu grandes modificações onde o teocentrismo perdeu espaço para o antropocentrismo, ou seja, a lei divina cedeu espaço para o homem/razão e assim sendo foi no período medieval que houve uma fundamentação teológica e não período moderno. Um exemplo: só se o ser humano poderia provar que Deus existe daí ele existiria. Se não o conseguir provar, então Deus não existirá. Como se vê, a existência de Deus passa a depender da prova do ser humano e isso pode ser uma visão antropocêntrica. Outro exemplo: seria onde o homem segue preceitos de razão para tornar-se um ser autopreservado em sociedade. Para sair do estado de natureza, e para garantir o direito à vida, foi feito um pacto com os outros indivíduos, pelo qual cederia o direito de me comandar, onde o soberano diz o que devo fazer e seria o único que ficará no seu estado de natureza, enquanto os outros deixam de lado o estado de natureza para obterem o estado de leis civis, ou seja, comandos do soberano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com