TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As respostas às questões sobre a filosofia

Exam: As respostas às questões sobre a filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  Exam  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  758 Visualizações

Página 1 de 3

1- O que significa dizer que a filosofia está na história e tem uma história?

Está na história: a filosofia manifesta e exprime os problemas e as questões que em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos diante do que é novo e ainda não foi compreendido. Tem uma história: as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornam-se saberes adquiridos que outros filósofos prosseguem ou tornam-se novos problemas que outros filósofos tentam resolver.

2- Que idéias novas a Patrística introduziu na filosofia grega?

A idéia da criação do mundo, do pecado original, de Deus como trindade una, de encarnação e morte de Deus, de juízo final ou de fim dos tempos e ressurreição dos mortos, etc. Precisou também explicar com o mal pode existir no mundo, já que tudo foi criado por Deus, que é pura perfeição e bondade. Introduziu, sobretudo com Santo Agostinho e Boécio, a idéia de “homem interior”, isto é, da consciência moral e do livre-arbítrio, pelo qual o homem se torna responsável pela existência do mal no mundo.

3- Qual é a posição dos filósofos cristã sobre as relações entre fé e razão?

A razão se subordina totalmente à fé, pois o critério supremo da verdade é o dogma, a revelação divina. A razão abdica de sua exigência própria em favor de uma instancia meta-racional, cuja autoridade não se discute. A razão é um instrumento não de demonstração, mas de afirmação da fé.

4- Quais os grandes temas da filosofia medieval?

Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou escolástica, que foi até o século XIV.

5- Resuma as três grandes linhas da filosofia da Renascença.

O humanismo marxista que é uma linha interpretativa de textos de Marx, geralmente oposta ao materialismo dialético de Engels e de outras linhas de interpretação que entendem o marxismo como ciência da economia e da história. O humanismo renascentista propõe o antropocentrismo. O antropocentrismo era a idéia de o homem ser o centro do pensamemento filosófico, ao contrário do teocentrismo, a idéia de "Deus no centro do pensamento filosófico. o antropocentrismo surgiu a partir do renascimento cultural. O humanismo logosófico diferentemente, pois, do conceito generalizado, parte do próprio ser sensível e pensante, que busca consumar dentro de si o processo evolutivo que toda a humanidade deve seguir. Sua realização nesse sentido haverá, depois, de fazer dele um exemplo real daquilo que cada integrante da grande família humana pode alcançar.

6- Por que, no início da modernidade, vigorou o ceticismo?

Porque no período imediatamente anterior, a Idade Média, a visão de mundo européia era teocêntrica, isto é, era tudo feito por Deus, e para Deus. Por isso não se podia estudar, se não fosse em Igrejas.Os religiosos interferiam nos acordos de suserania e vassalagem, em casamentos, etc. Então,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com