TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questões De 01 A 08; Referentes à Unidade 5 - Filosofia Política; Capítulo 21 - Política: Para Quê?

Pesquisas Acadêmicas: Questões De 01 A 08; Referentes à Unidade 5 - Filosofia Política; Capítulo 21 - Política: Para Quê?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  2.464 Palavras (10 Páginas)  •  31.611 Visualizações

Página 1 de 10

Questão 01:

Qual é a relação entre poder e força?

O poder supõe intrinsecamente a força não como violência, mas como capacidade de agir. A violência se faz à revelia de umas das partes, porque leva a imposição da vontade de um sobre o outro. No entanto, se o poder é visto como uma relação, as partes estão em equilíbrio: só se obedece a quem se decide obedecer, não pela violência, mas pela persuasão e autonomia.

Questão 02:

Do ponto de vista da legitimidade do poder, compare as monarquias cristãs da Idade Média, a monarquia absoluta da modernidade e a dos governos liberais.

A legitimidade do pode na Idade3 média estava fundada em Deus; as monarquias absolutas da modernidade desenvolveram o conceito de direito divino dos reis. Já o liberalismo burguês, por meio das teoria contratualistas, laicizou a concepção de poder, eliminando os fundamentos religiosos para legitimar o poder por meio da noção de contrato, o pacto entre os cidadãos.

Questão 03:

Explique por que, ao contrario do que comumente se pensa, o conflito é inerente à democracia.

O conflito é inerente à democracia porque, ao aceitar o pluralismo de ideias, as divergências podem ser expostas e discutidas, para que se tente chegar a um acordo. O que não significa eliminar as diferenças, mas mantê-las vivas, desde que se consiga a cada momento decidir sobre os atos políticos. O conflito, na democracia, exclui a violência, porque se baseia na discussão.

Questão 04:

Quais são as diferenças entre autoritarismo e totalitarismo?

Ambos têm semelhanças quanto à perda da liberdade individual, censura e aparelhos de repressão. O totalitarismo, porem radicaliza na interferência do Estado em todos os setores da vida social, na propaganda massiva para incutir convicções e na ideologia doo partido, doutrinando crianças e jovens. No autoritarismo, ao contrario, não há mobilização das massas, predominando inclusive certa despolitização ou apatia política.

Questão 05:

Por que a censura é incompatível com a democracia?

A censura é incompatível com a democracia porque esse tipo de regime se fundamenta no conceito de pluralismo, da divergência de opiniões, no direito à expressão, não sendo justo que qualquer pessoa ou organismo oficial se arvore dono de uma verdade absoluta capaz de cercear o direito de livre expressão.

Questão 06:

Leia com atenção o texto abaixo:

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala e não participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro, que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil, que da ignorância política nascem a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e bajulador das empresas nacionais e multinacionais.” Berthold Brecht.

De acordo com o texto podemos afirmar que:

A) Problemas sociais como a prostituição, a violência, o tráfico de drogas e a questão dos menores abandonados sempre existiram e sempre existirão na sociedade, pois nem todos sabem aproveitar as oportunidades.

B) Somente as pessoas ilustres são analfabetos políticos.

C) A participação política das pessoas é de suma importância para a resolução dos problemas sociais.

D) O Analfabeto político, apesar de sua indiferença, é uma pessoa que se importa com os rumos da sociedade.

Questão 07:

“As instâncias do Poder, que os cidadãos acreditavam terem instalado democraticamente, estão, sob o peso da crítica, em vias de perder sua identidade. A opinião não lhes confere mais o certificado de conformidade que a legitimidade deles exige. Jürgen Habermas [...] vê nessa situação ‘um problema de regulação’. A opinião pública, abalada em suas crenças mais firmes, não dá mais sua adesão às regulações que o direito constitucional ou, mais amplamente, o direito positivo do Estado formaliza”. (GOYARD-FABRE, Simone. O que é democracia?. Trad. de Cláudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 202-203.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os Estados Democráticos de Direito na contemporaneidade, é correto afirmar:

A) A opinião pública (povo) é que deve dar legitimidade às instâncias de poder.

B) Legalidade e legitimidade das instâncias de poder são coincidentes nos Estados Democráticos de Direito.

C) A regulação das instituições de poder deve ser independente da opinião pública.

D) A legitimidade das instâncias de poder deve ser baseada no direito positivo.

Questão 08:

O anarquismo é uma das principais correntes socialistas modernas. Seu principal teórico foi Bakunin, muito influenciado pelas ideias socialistas de Proudhon. Os anarquistas

A) fomentam o Estado liberal, considerando que suas ações têm o alcance necessário a favor dos oprimidos.

B) acreditam que, embora naturalmente bons, os seres humanos encontram dificuldades naturais para viver em grupos sociais diversificados.

C) atribuem a origem da sociedade à propriedade coletiva dos bens, característica perdida devido à exploração do trabalho feminino.

D) propõem o retorno à vida em comunidades autogovernadas, sem nenhuma hierarquia e sem instituir autoridade com poder de mando.

Questões de 09 a 17;

Referentes à unidade 5 – Filosofia política;

Capítulo 22 – Direitos humanos.

Questão 09:

Escreva com suas palavras qual foi a conclusão de Flávia Piovesan sobre os 75 casos de violação de direitos humanos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com