TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofo KARL HEINRICH MARX

Trabalho Escolar: Filosofo KARL HEINRICH MARX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.914 Palavras (8 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 8

Trabalho sobre um Filosofo KARL HEINRICH MARX

DESENVOLVIMENTO

1. BIOGRAFIA

Karl Marx economista, historiador, filósofo, teórico político,. jornalista ,formado em direito,arte e literatura. Revolucionário alemão de origem judaica nascido em Trier, na Renânia, então província da Prússia, em 5 de maio de 1818.Primeiro filho dos nove de um advogado judeu, Hirschel Marx. Estudou em sua cidade natal, depois ingressou na Universidade de Bonn em 1835. Transferindo-se para a Universidade de Berlim 1836, começou a estudar a filosofia de Hegel, juntou-se ao grupo dos jovens hegelianos e tornou-se membro de uma sociedade formada em torno do professor de teologia Bruno Bauer, que considerava os Evangelhos narrativas fantásticas suscitadas por necessidades psicológicas. Mesmo critico das teses de Hegel, o admirava muito e, por isso, sentiu-se prejudicado pelo governo alemão, pois Frederico IV começava a perseguir todos os simpatizantes de Hegel. Envolveu-se com movimentos políticos, o que fez com que elaborasse, a partir dessa experiência, sua teoria que tinha como objetivo coletivizar as riquezas e distribuir justiça social. Inspirada em suas ideias, metade da população do mundo empreendeu a revolução socialista. Mas por conta de suas ideias, viveu privações e dificuldades em relação à moradia e ao emprego que tinha de professor.

Desempregado Marx começou a sua carreira de jornalista no jornal Rheinische Zeitung,foi tão consagrado que assumiu a direção do jornal,no ano seguinte, Marx casou-se com Jenny von Westphalen e, como diretor de um jornal poderia expressar suas ideias então falou sobre os camponeses que roubavam madeira pertencente ao Estado, publicou que os camponeses recebiam tão pouco que tinham de roubar para não passarem fome, sugeriu que aumentassem então os salários dos camponeses ao invés de prende-los ,o governo alemão ofendido fechou o jornal e proibia sua publicação.

Depois do fechamento de seu jornal ele foi obrigado a ir para Paris em 1843. Em Paris, organizou uma revista que denuncia a repressão do governo alemão contra a cultura e contra os trabalhadores. Em virtude disto o governo alemão pressionou o francês, que resolveu expulsá-lo da França. E assim, novamente por motivos políticos, mudou-se para Bruxelas 1845. Indignado com a miséria e com tanta exploração, resolveu que a única saída era a união dos mesmos para lutar pelos seus direitos. Passa,então, a se dedicar integralmente a escrever artigos e livros contra a sociedade capitalista e a sua substituição por uma sociedade socialista. Ali conhece o seu amigo Friederich Engels, que ajuda em suas ideias. Nessa época, Marx trabalhou em diversos tratados filosóficos contra as ideias de Bruno Bauer e do socialista utópico Pierre-Joseph Proudhon, e em 1848 o movimento operário internacional preparou um congresso em Londres e o convidou para expor suas ideias sobre como deve ser uma sociedade sem exploração. Foi nessa oportunidade que ele apresentou ao público seu artigo Manifesto Comunista a famosa publicação Manifest der Kommunistischen Partei, em que com Engels afirmava, num estudo em dois volumes, que a solidariedade internacional dos trabalhadores em busca de sua emancipação superaria o poder dos Estados nacionais expõe suas principais ideias com a luta de classes e o materialismo histórico que aparecia pela primeira vez o famoso apelo à revolução com as palavras “Proletários de todos os países, uni-vos”. Junto com Engels pregou uma revolução internacional que derrubasse a burguesia e implantasse o comunismo, nova sociedade sem classes. Era o início de revoluções na França e na Alemanha e, em por causa desta publicação, foi expulso pelo governo da Bélgica, tendo de permanecer em Londres. Depois de participar do movimento revolucionário (1848) na Alemanha, regressou definitivamente a Londres, onde durante o resto da vida contou com a generosa ajuda econômica de Engels para manter a família.

Depois de vários exílios (banido do local de origem), finalmente se instala em Londres, onde passa por muitas dificuldades com a ajuda de seu amigo Lança o livro O Capital. Nesses exílios também escreveu e publicou outros vários livros.

.As teorias de Marx influenciaram a Revolução Russa de 1917, teóricos e políticos como Lênin, Trotski, Stalin e Mao Tsé-Tung. Assim, sua doutrina esteve presente em vários países, como a extinta URSS, a China e Cuba.

Encontrando-se deprimido por causa da morte de sua esposa, Jenny Von westphalen ocorrido em Dezembro de 1881. Em consequência dos problemas de saúde que suportou ao longo de toda a vida, bronquite e pleurisia, Marx acaba falecendo em 1883 foi enterrado no Highgate Cemetery, norte de Londres.

Voltou à atividade política quando participou da fundação da Associação Internacional de Trabalhadores 1864. Como líder e principal inspirador dessa Primeira Internacional, sua presença se reafirmou por ocasião da segunda Comuna de Paris 1871 movimento revolucionário de que a associação participou ativamente e em que pereceram mais de vinte mil revoltosos. Suas divergências iniciadas 1872 com o anarquista Mikhail Bakunin provocaram a derrocada da Internacional. Ainda participou da fundação do Partido Social Democrata Alemão 1875. Para ele, o capitalismo era a última forma de organização social baseada na exploração do homem pelo homem. Incansável escritor de suas ideias, muitos de seus escritos só foram publicados postumamente em virtude de seu estado de pobreza, a repressão policial ao movimento dos trabalhadores e até por ser pouco conhecido em sua época, a não ser pelos trabalhadores. Durante a vida, não pôde ver as consequências do que tinha escrito, no entanto, com o passar dos anos, seus livros tornaram-se mundialmente famosos, inspirando os mais diversos movimentos de libertação de povos oprimidos. Alguns analistas dizem que suas ideias influenciaram radicalmente na historia política da humanidade

1.1 PENSAMENTOS

Idealizador de uma sociedade com distribuição de renda justa e equilibrada.

Marx defendia a ideia de que a classe trabalhadora deveria unir-se com o propósito de derrubar os capitalistas e aniquilar de vez a característica abusiva deste sistema (capitalista) que, segundo ele, era o maior responsável pelas crises que se viam cada vez mais intensificada pelas grandes diferenças sociais alguns de seus mais importantes pensamentos eram:

1) Marx não pretendia que o motivo econômico fosse a única explicação do comportamento humano, mas afirmava que toda a transformação histórica fundamental, sejam quais forem as suas características superficiais, têm resultado de alterações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com