TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Heinrich Marx

Monografias: Karl Heinrich Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2014  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Karl Heinrich Marx

Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário alemão. Criador da doutrina comunista. Sua obra influenciou várias áreas do conhecimento, tais como: A Sociologia, a Política, o Direito, a Teologia, a Filosofia e a Economia.

Karl foi o segundo de nove filhos, de uma família de origem judaica de classe média da cidade de Tréveris, na época no Reino da Prússia. Sua mãe, Henriette Pressburg (1788–1863), era judia holandesa e seu pai, Herschel Marx (1777–1838), um advogado e conselheiro de Justiça. Karl Marx era casado com Johanna von Westphalen (o que não o impediu de ter um filho fora de seu casamento, com a governanta Helena), filha de um aristocrata, Johann Ludwig, conhecido como Barão von Westphalen. Johanna trabalhou durante muito tempo junto com seu marido, ele escrevia e ela transcrevia seus manuscritos, apesar de pertencer a uma família nobre, classe criticada pelo próprio Karl.

Em sua vasta obra, Marx (Karl) propunha a revolução proletária, na qual o proletariado através da luta de classes se tornaria também o dono dos meios de produção, transformando o Estado Burguês em um Estado Operário (Esse conceito está também presente em Revolução e Contrarrevolução na Alemanha, livro escrito por Friedrich Engels com colaboração de Karl Marx). Engels foi companheiro de Karl, é coautor de uma das principais obras de Marx, O Manifesto Comunista. Engels ajudava a financiar o trabalho de Marx graças a renda que as fábricas de seu pai lhe proporcionava, mas também era autor independente e escreveu diversas obras.

Não podemos dizer que Karl Marx possui uma ‘’obra principal’’, mas podemos dizer que os destaques foram: O Manifesto Comunista e O Capital.

Nestes dois livros, Marx aborda diversos conceitos, que influenciaram e influenciam pessoas e movimentos até hoje. São exemplos os seguintes conceitos:

A Luta de Classes: O confronto entre burguesia e proletariado. Segundo Marx a Luta de Classes é o que teria impulsionado todas as grandes revoluções da história, ela seria o meio para o proletariado alcançar o poder.

A Mais-Valia: de forma resumida, ela diz que todos os bens de valor são produtos do trabalho humano, mas que o trabalhador não recebe o produto integral do que produziu, pois os capitalistas tomam para si parte do produto dos trabalhadores.

O Materialismo histórico e dialético: Um novo conceito de materialismo dialético que surge junto com a crítica a sociedade capitalista.

A Práxis: Crítica ao materialismo e ao idealismo.

Marx também opinava sobre religião, dizendo que: ‘’a religião é o ópio do povo’’. E declarava-se ateu.

Suas obras dedicam-se basicamente a criticar o sistema capitalista e a propor uma revolução proletária.

Pessoas e pensadores influenciados por Karl Marx e sua obra:

Mikhail Bakunin, Leon Trotsky, Vladimir Lenin, Joseph Stálin, Mao Tsé Tung, Che Guevara, Fidel Castro, Antonio Gramsci, Eric John Hobsbawm, Theodor Adorno, Jean Paul Sartre, Florestan Fernandes, Saloth Sar (Pol Pot), George Bernard Shaw, os pensadores da Escola de Frankfurt, entre outros...

Vale lembrar que os regimes socialistas que foram instaurados ao longo do século XX são responsáveis por mais de 100 milhões de mortes (Mais do que todas as epidemias, desastres naturais e guerras que os antecederam juntos).

Crítica a Marx

Diversos pensadores criticaram e refutaram a obra de Marx em diversos aspectos.

Dentre os críticos destacam-se:

Eric Voegelin, Ludwig Von Mises, Eugen Von Böhm-Bawerk, Russell Kirk e o brasileiro Olavo de Carvalho.

As críticas atacam diversos aspectos do Marxismo e o encaram como um movimento cultural

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com