TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carl Heinrich Marx

Seminário: Carl Heinrich Marx. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2014  •  Seminário  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Heinrich Marx nasceu em Tréveris no dia 5 de maio de 1818 e morreu em Londres, 14 de março de 1883. Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador dadoutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel.

Foi expulso [...] terem passado.

Em 1867 publicou a sua obra mais importante o primeiro volume de O capital,, cujo tema é economia, com abordagem sobre o sistema capitalista. Neste livro, aponta estudos sobre o acúmulo de capital e mostra que a classe dos capitalistas fica cada vez mais rica à custa dos operários, que cada vez mais empobrecem.

Classes Sociais

Segundo Marx só existiam duas classes: A Burguesia e o Proletáriado

Basicamente, os burgueses detêm todas as etapas do processo produtivo (matéria-prima, maquinário, mão de obra) e o proletário vende sua força de trabalho em troca de um salário que ofereça condições para sua sobrevivência.

Para Marx as leis eram criadas para beneficiar apenas a burguesia e a classe assalariada (proletariado) [..] fabricas.

Mais Valia O conceito de Mais-valia foi empregado por Karl Marx para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria, a diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe.

Sociedade para Marx

marx acreditava [..] socialista. Uma sociedade [..] coletiva.

Até hoje, as ideias marxistas continuam a influenciar muitos historiadores e cientistas sociais que, independente de aceitarem ou não as teorias do pensador alemão, concordam com a ideia de que para se compreender uma sociedade deve-se entender primeiramente sua forma de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com