TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Friedrich Hegel

Bibliografia: Friedrich Hegel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Bibliografia  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

E.E José Maria Hugo Rodrigues

Filósofo:

Friedrich Hegel

Aluna: Caroline de Oliveira Nº07

Aluna: Paola Marinho Nº24

Aluna: Beatriz Souza Nº34

Turno: Matutino, Ano: 2º B

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, Alemanha. Em 27 de agosto de 1770.

Hegel frequentou as aulas de Teologia, Literatura e Filosofias Gregas na Universidade de Tubingen. Em 1801, Hegel se torna livre-docente na Universidade de Jena.

Nessa época dedicou-se aos estudos das obras de Johann Gottlieb Fichte e de seu amigo Schelling. Baseado nesses teóricos começa a se aprofundar em dois temas que, mais tarde, se tornariam grandes obras da filosofia ocidental: Fenomenologia do Espírito e sistematizar na Ciência da Lógica.

O sucesso da Ciência da Lógica deu-lhe um contrato como professor pela Universidade de Heidelberg que deixou para substituir Fichte na Universidade de Berlim, onde lecionou pelo resto da vida, tornando seus cursos uma referência em todas as partes da Europa.

Hegel desenvolveu uma corrente filosófica chamada hegelianismo, que pode ser sintetizada pela frase do próprio filósofo "o racional por si só é real", que significa que a realidade é capaz de ser expressa em categorias reais. O objetivo de Hegel era reduzir a realidade a uma unidade sintética dentro de um sistema denominado idealismo transcendental. O pensamento de Hegel foi tão importante que serviu de base para outras grandes correntes filosóficas como o marxismo, o existencialismo e a fenomenologia.

A obra de Hegel de um modo geral teve grande influência de dois autores: Baruch Spinoza e Immanuel Kant. Hegel desenvolveu o chamado idealismo absoluto, utilizado como base para várias áreas do conhecimento como a política, a psicologia, a arte, a religião e a filosofia. A teoria afirma que quaisquer contradições e dialéticas podem ser resolvidas com a criação de um modelo que pode refletir no indivíduo e no Estado.

Em seu livro Fenomenologia do Espírito, Hegel refletia as etapas da consciência que apreende o mundo e encontra a si mesmo para chegar finalmente à totalidade e ao absoluto. O pensamento hegeliano foi crucial para o desenvolvimento das teorias de Karl Marx, embora este usasse o método dialético de Hegel em bases materialistas e econômicas.

Hegel morreu em Berlim, na Alemanha, aos 61 anos de idade.

Frases

O homem não é mais do que a série dos seus atos.

A necessidade, a natureza e a história não são mais do que instrumentos da revelação do Espírito.

A necessidade geral da arte é a necessidade racional que leva o homem a tomar consciência do mundo interior e exterior e a lazer um objeto no qual se reconheça a si próprio.

Nada existe de grandioso sem paixão.

Grandeza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com