TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE LIBERDADE DE ACORDO COM HEGEL

Artigos Científicos: O CONCEITO DE LIBERDADE DE ACORDO COM HEGEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  13.016 Visualizações

Página 1 de 2

A) QUAL É O PONTO DE VISTA DESSE FILÓSOFO?

O idealismo de Hegel foge das preconcepções habituais. Ele é conceituado na ideia de que “Liberdade não é uma propriedade das pessoas, é das sociedades”.

Hegel reconhecia a importância da autonomia para a liberdade mas considerava o individualismo um conceito insuficiente. De acordo com o seu ponto de vista apenas o todo é verdadeiramente livre, enquanto os indivíduos só o são quando reconhecidos no todo – no Estado. Ele conclui que a liberdade como autonomia é uma necessidade subjetiva dos indivíduos que querem ser autônomos e independentes. Por exemplo, a Revolução Francesa constitui, para Hegel, a introdução da verdadeira liberdade nas sociedades do ocidente. Ele compreende que, na realidade, a autonomia absoluta só pode ser patrimônio do todo e os sábios, como os filósofos, devem aprender a aceitar essa verdade e encontrar sua verdade no todo. A) QUAL É O PONTO DE VISTA DESSE FILÓSOFO?

O idealismo de Hegel foge das preconcepções habituais. Ele é conceituado na ideia de que “Liberdade não é uma propriedade das pessoas, é das sociedades”.

Hegel reconhecia a importância da autonomia para a liberdade mas considerava o individualismo um conceito insuficiente. De acordo com o seu ponto de vista apenas o todo é verdadeiramente livre, enquanto os indivíduos só o são quando reconhecidos no todo – no Estado. Ele conclui que a liberdade como autonomia é uma necessidade subjetiva dos indivíduos que querem ser autônomos e independentes. Por exemplo, a Revolução Francesa constitui, para Hegel, a introdução da verdadeira liberdade nas sociedades do ocidente. Ele compreende que, na realidade, a autonomia absoluta só pode ser patrimônio do todo e os sábios, como os filósofos, devem aprender a aceitar essa verdade e encontrar sua verdade no todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com