TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundameentos Filosoficos

Exames: Fundameentos Filosoficos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Fundamentos Filosóficos da Educação.

Goianinha 11/07/2012

ue é a Filosofia é uma palavra de origem grega significa literalmente “amor pela sabedoria” e foi usada pela primeira fez no século VI a.C. por Pitágoras para designar os homens que procuravam o saber. A imagem do “O pensador” de Auguste Rodin representa o qfilosofia para o ser humano, sempre em busca de respostas aos problemas mais profundos e essenciais da sua natureza, como: a existência de Deus, do livre-arbítrio, a natureza da arte, etc.. Sendo problemas que não tem ainda resposta substanciai, assim, a filosofia se apresenta como uma disciplina a priori, o seja baseada no pensamento, ela não traz conclusões por meio de demonstrações cientificas o empírico. Isso não significa que a filosofia ao longo da sua historia não conseguiu resultados importantes, ao contrario, o problema é que esses resultados não são consensuais, ou seja, não são defendidos por todos os filósofos. Esse aspecto da Filosofia não deve ser visto como algo de negativo que diminui o valor cognitivo e social, a filosofia é uma disciplina séria e tem uma grande importância no desenvolvimento humano, e por isso, é necessário que seja presente nos curriculum escolares.

O ensino da filosofia na escola muita vezes é visto como um problema, o fato da filosofia ser uma disciplina baseadas nos conceitos e apresentando perguntas cuja respostas não estão claras, gera uma situação muita vezes discriminatória. O cientismo tende a desqualificar a filosofia como disciplina acadêmica, privilegiando o ensino de disciplinas empíricas que possuem teorias universalmente verificáveis, até que muitas vezes a filosofia é substituída pela Historias da Filosofia. Na filosofia não existem resultados consensuais, mas teorias criadas pelos filósofos, essas são bem diferente das teorias matemática ou físicas, porque são conceptuais então todos possam argumenta-las, apoiando-as ou não. Essa argumentação é a base da filosofia, por isso, ensinar filosofia não é só uma questão de ensinar a compreender teorias. O aluno tem de compreender os questionamentos e teorias da filosofia, tal como surgem ao longo da história da disciplina, mas tem também de aprender a discutir por si mesmo esses questionamentos e teorias, praticar, sem limitar a sua aprendizagem filosófica ao ensino dos problemas, das teorias e argumentos. Para ensinar a filosofia de forma genuína é preciso então ensinar a ler os textos filosóficos ativamente, o estudante tem que se perguntar a cada passo se o filósofo tem razão, se a teoria é plausível, se os argumentos apresentados são coerentes, se as definições são aceitáveis, etc.

Um problema recorrente no ensino da filosofia é a escolha dos conteúdos a lecionar no currículo acadêmico, a abordagem historicista e enciclopedista são ambas erradas, pois a primeira se limita na escolha de alguns filósofos para serem analisados, e a outra só é uma lista de teorias, problemas e argumentos sem analise crítica. A forma correta é conciliar as duas, enfatizando as vantagens de ambas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com