TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Da Ciencias Sociais

Artigo: Fundamentos Da Ciencias Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 2

1. Elenque as mudanças concretas que ocorreram na economia e na tecnologia que fomentaram o avanço da ciência e do cientificismo.

2. Faça uma síntese dos princípios avanços conceituais realizados pelos humanistas e enciclopedistas na ilustração acerca da política, do poder e do governo.

3. Adam Smith fez uma das mais importantes contribuições às ciências sociais ao desmistificar a origem da riqueza. Explique como essa contribuição influenciou a formação da sociologia.

4. Leia cuidadosamente o capitulo e extraia cinco conceitos que, na sua opinião, melhor caracterizam a ilustração.

5. “Uma vez que homem nenhum possui uma autoridade natural sobre se semelhante, e que a força não produz nenhum direito, restam, pois, as convenções como base de toda autoridade legitima entre os homens.”

Nesse trecho, extraído do Contrato Social, Rousseau:

a) Considera natural a autoridade de um homem sobre outro? Por quê?

b) Para ele, o que legitima a autoridade de uma pessoa sobre outra?

6. “Como a natureza dá a cada homem um poder absoluto sobre todos os seus membros, dá o pacto social ao corpo político um poder absoluto sobre todos os seus, e é esse mesmo poder que, dirigido pela vontade geral, recebe, como eu disse, o nome de soberania.” (p.42)

A partir do trecho citado, o que é soberania, para Rousseau?

7. O que o homem da Ilustração esperava da ciência? E você, o que espera da ciência hoje?

8. Nesse capítulo procuramos explicar o liberalismo econômico. Hoje vivemos um período de reflorescimento desses princípios, que chamamos de “neoliberalismo”. Faça uma pesquisa nos jornais procurando notícias a respeito.

9. Qual era a fonte de riqueza de uma nação para Adam Smith? Por que?

10. Os trechos a seguir foram extraídos de dois tratados sobre o governo civil, de Locke. Leia-os com atenção e responda às questões.

“o grande objetivo da entrada do homem em sociedade, consistindo na fruição da propriedade em paz e segurança, e sendo o grande instrumento e meio disto as leis estabelecidas nessa sociedade, a primeira lei positiva e fundamental de todas as comunidades consiste em estabelecer o poder legislativo.” (p.86)

“Todavia, como as leis elaboradas imediatamente e em prazo curto têm força constante e duradora, precisando para isso de perpétua execução e assistência, torna-se necessária a existência de um poder permanente que acompanhe a execução das leis que se elaboram e ficam em vigor.” (p.94)

“em todos os casos, enquanto subsiste o governo, o legislativo é o poder superior; o que deve dar leis a outrem deve necessariamente ser-lhe superior.” (p.91)

a) Como Locke justificava a criação do poder legislativo e do poder executivo?

b) Qual deve ser, segundo Locke, a relação entre os poderes legislativo e executivo?

c) Para Locke, os poderes executivo e legislativo podem ser exercidos ao mesmo tempo pelas mesmas pessoas? Por quêr?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com