TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Em Administração

Trabalho Escolar: Fundamentos Em Administração. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  2.296 Palavras (10 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 10

FILOSOFIA: FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO II

1. INTRODUÇÃO

Na primeira parte deste trabalho acadêmico estaremos buscando um prático esboço sobre os Administradores, Área de operações e Produção, Área contábil, Área de Marketing, Área de Recursos Humanos (RH), Área de Administração de Finanças. Na segunda parte deste estaremos criando uma empresa fictícia explicando toda a caracterização da mesma. Na terceira parte estaremos mostrando os principais recursos utilizados para viabilizar o negócio, matéria-prima, espaço físico, outros tipos de materiais, processo, destinação dos rejeitos (lixo) focalizando a sustentabilidade à natureza, expectativa de curto, médio e longo prazo, simulação de financiamento e patrimônio da empresa.

É de grande riqueza para nova vida acadêmica o aprofundamento de pesquisas nestas áreas para conhecimento do papel do administrador em uma empresa para o desenvolvimento da mesma; pessoalmente nos enriquece no nosso dia-a-dia para prestarmos mais atenção na qualidade de vida como clientes e/ou futuros empresários; na vida profissional já vamos poder agir conforme padrão de qualidade onde trabalhamos para buscarmos a eficiência no que exercemos.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1. Administradores

Os administradores são profissionais que organizam, planejam e orientam o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo.

Podem exercer nas áreas de Gestão de Marketing/Mercadológica, Gestão da Produção, Gestão Financeira e Gestão de Pessoas. As atividades que realizam são criar métodos, planejar atividades, organizar o funcionamento dos vários setores da empresa, calculam despesas e garante a perfeita circulação de informações e orientações, além de ter o objetivo de evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício, ineficiência, prejuízo, à produção e déficit orçamentário, além de uma visão ampla no ambiente externo para trazer ao ambiente interno onde atua.

Um exemplo é na Área de Gestão de Marketing/Mercadológica, que o administrador tenta buscar a qualidade e padronização dos produtos para aceitação no mercado.

2.1.2. Área de Operações/Produção

A Área de Operações/Produção de uma empresa consistem na eficiência da produtividade, controle de estoque e reposição, controle de insumos e matérias-primas, controle de qualidade, inovação e flexibilização do processo produtivo.

O fundamento da Área de Operações é uma atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos, ponde ser humanos, tecnológicos, informacionais.

Principal planejamento é administrar a produção para contribuir para que os serviços ou produtos ofertados pela empresa venham ao encontro das necessidades dos consumidores/clientes de maneira qualitativa e satisfatória.

2.1.3. Área Contábil

A Área contábil de uma organização consiste em analisar os fenômenos ocorridos no patrimônio, ou seja, a transformação patrimonial; registra, classifica e demonstra através da técnica da escrita contábil; analisa e interpreta os fatos; oferece informações e orientação e analisa variações do resultado econômico.

A principal atividade desta área é no campo de aplicação das entidades econômico-administrativas, trabalhando com demonstrativos financeiros, comprometimento fiscal e tributário, gerenciamento de risco, rentabilidade, estrutura de capital e endividamento e liquidez com a capacidade de pagamento da empresa.

2.1.4. Área de Marketing

A Área de Marketing consiste no negócio visto pela perspectiva do seu resultado final que é o ponto de vista do cliente. É uma ferramenta que contribui para criação, conquista e domínio de mercado, favorecendo tomadas de decisões.

As principais atividades desta área são pesquisa de mercado, propaganda e força de venda, politicas promocionais e divulgação, aceitação do produto no mercado além da qualidade e padronização dos produtos.

2.1.5. Área de Recursos Humanos (RH)

A administração de Recursos Humanos na organização são atitudes que buscam incorporar seus funcionários à organização, humanização nos relacionamentos, organização do quadro das atividades com remuneração que compete ao empregado para não haver ineficiência de estrutura pessoal para empresa, bem como recrutamento de novos colaboradores.

Consiste num planejamento de desenvolvimento de qualidade na organização sobre o comportamento dos atuantes na mesma.

As principais atividades são eficácia organizacional, ou seja, ajuda a organização a alcançar seus objetivos e a realizar sua missão mostrando o foco das atividades; proporciona competitividade à organização que é empregar as habilidades e capacidades da força de trabalho; proporciona colabores bem treinados e bem motivados; procura aumentar a auto-realização e a satisfação do colaborador no trabalho; procura desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho; administra as mudanças; mantém politicas éticas e comportamento socialmente responsável.

2.1.6. Área de Administração e Finanças

A Administração Financeira na organização é a maximização de seu valor de mercado em longo prazo, pois dessa forma estará sendo aumentada a riqueza de seus proprietários. Com geração permanente dos lucros auferidos, uma empresa moderna poderá cumprir suas funções sociais e ambientais, por meio de geração de impostos, remunerações adequadas aos funcionários, investimentos em melhoria ambiental, tais com incentivo à redução de disparidades sociais, controles de seus resíduos sólidos, saneamento de seus resíduos líquidos etc.

Demonstrações Financeiras são relatórios de informações no tempo real do que esta ocorrendo com a empresa para que se tenha tomadas de decisões coerentes.

Diagnostico Financeiro são relatórios completo de um plano de ação, para serem desenvolvidas, de uma vez por todas, as questões relevantes. Analise do ativo (aplicações) e passivos (origens) bem como as demonstrações de resultado. Envolve toda empresa, o ideal é que seja feito para os últimos 3 (três) anos.

2.2. CRIAÇÃO DE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com