TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosoficos

Trabalho Universitário: Fundamentos Filosoficos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

A busca do conhecimento, do questionamento, do pensamento. A procura por respostas as mais diversas perguntas é o que nos leva a pensar e raciocinar. Isso possibilita o homem a tornar a convivência em comunidade amigável e racional. O conjunto desses atos é o que chamamos de filosofia.

A Filosofia, como matéria escolar é de suma importância para o bom entendimento da sociedade em modelo geral e para o melhor desenvolvimento da pessoa como ser pensante e questionador, pois estuda o conhecimento e os valores morais de forma crítica. Por ser uma disciplina ‘aberta’, especulativa, onde não existem métodos formais ou padronizados para alcançar um resultado ou uma solução, sua inserção no currículo escolar é prejudicada.Disciplinas como história, matemática, biologia e física apresentam métodos, às vezes até mais de um, caminhos ou fórmulas para que possa alcançar a resposta de determinada pergunta, uma única resposta certa para a questão a ser solucionada. A escola, por usa vez, tem como uma de suas funções transmitir conteúdos que o aluno possa aplicar em uma determinada profissão. Algumas escolas trabalham seus conteúdos apenas para que seus alunos sejam aprovados em vestibulares, esquecendo que não menos importante, a escola tem o dever de desempenhar também sua outra função que é de abrir a mente do aluno para que ele possa saber lhe dar com os problemas do cotidiano de forma correta, buscando entender, procurar e conhecer caminhos morais para suas inquietações. Pensar e questiona, ao invés de aceitar tudo que lhe é imposto, ter a vontade de saber o porquê das coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com