TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosoficos Da Educação

Dissertações: Fundamentos Filosoficos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUÇAÇÃO

“A Natureza da Filosofia e o seu Ensino”

A filosofia distingue-se das disciplinas como a História ou a Física por apresentar poucos resultados consensuais.

Em primeiro lugar, não significa que não há resultados, há diferentes ideias de diferentes filósofos. Porém não são resultados substanciais consensuais.

Em segundo lugar, falando em resultados consensuais, podemos afirmar dois tipos de resultados, os negativos ou os transversais.

Em terceiro lugar, defender que a filosofia é fundamental e em aberto é muito necessária, o prelúdio de um elogio ao permanente “questionamento” sem rumo, ao amor pelo questionamento em si, desprezando resultados como os das ciências.

Afirmar que a filosofia é uma disciplina em aberto, sem resultados substanciais, é uma forma de fazer pouco a disciplina, de denegrir ou desmoralizar. É importante ressaltar que o caráter aberto da filosofia nada diminui o seu valor cognitivo ou social, sua seriedade acadêmica ou escolar.

A filosofia é uma disciplina que se faz pelo pensamento apenas. Não é usado laboratórios, estatísticas dentre outras forma tecnológicas. Está mais próxima da matemática, que é também uma disciplina priori.

Os problemas filosóficos se caracterizam por não ser capaz de ser estudados. E mais caracterizam também por terem um caráter iminentemente conceptual. Não sendo capaz de uma abordagem empírica ou formal.

Teorias são as ideias que os filósofos defendem, pode-se usar também o termo tese ou perspectiva. Distingue-se dos problemas que formulam e dos argumentos que usam.

As teorias filosóficas não são empíricas nem formais, porque nenhuma teoria empírica ou formal parece poder resolver os problemas filosóficos.

Os argumentos são o que sustentam as teorias. Não acontece isso só na filosofia; todas as teorias, sejam elas científicas, históricas ou filosóficas, se sustentam em argumentos.

Na filosofia, os argumentos são muito visíveis porque não há teorias consensuais. Não podemos, porém fingir que ensinar filosofia é apenas uma questão de ensinar a compreender teorias.

A filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos.

Como ensinar isso? Praticando e estimulando e ajudando a pensar por si nos problemas, teorias e argumentos da filosofia.

O objetivo do ensino filosófico da filosofia é ensinar a filosofar.

A leitura é um ato filosófico, pois os textos tem sempre aspectos interessantes como, estéticos, históricos, psicológicos, sociológicos dentre outros. E também aspectos filosóficos, fórmula problemas filosóficos, apresenta e defende terias e argumentos, e todos esses aspectos tem interesse extremamente filosófico e não histórico pois tais problemas estão em aberto.

A cultura em que vivemos e estamos envolvidos pode ser um obstáculo de ensino para a filosofia. Se vivermos em uma cultura autoritária, teremos dificuldade em questionar grandes filósofos do passado. Cada filósofo será um paradigma, perdendo nós o direto a procurar entende-lo, ou critica-lo.

Contexto da Educação no século XXI

A sala de aula do futuro terá vários recursos, internet wi-fi e computadores, iluminação controlada, placa solar, microscópios entre outras coisas. Terá também quadro digital touch screen, várias mesas que acomodem três pessoas. Essa sala do futuro foi projetada para um modelo de educação do futuro.

O professor também terá a função de relacionar todas essas mídias através de um ensino multidisciplinar.

O aprendizado que a escola de hoje permite é centrado na comunicação verbal e visual. Os saberes não são suficientes para educar o aluno contemporâneo. Para um ensino completo, seria necessário, o uso de mídias como áudio, TV e vídeo, vivencias em excursões e exposições, demonstrações ao vivo, dramatizações e experimentações dos mais variados tipos. É preciso que o aluno experimente.

A diferença entre uma escola tradicional com a futura escola inteligente:

O professor na escola tradicional passa maior parte do tempo explanando sobre a disciplina, falando e fazendo anotações no quadro negro.

Já na escola inteligente o professor na maior parte do tempo propõe problemas aos alunos, coordena debates e orienta as pesquisas dos estudantes.

Os alunos da escola tradicional ficam em silencio, ouvindo o professor e fazendo apenas anotações no caderno.

Na escola inteligente o aluno é desafiado a solucionar problemas, pesquisar, criticar e debater temas relacionados à disciplina, trocando ideias com seus colegas.

A sala de aula na escola inteligente o professor permanece em pé, junto ao quadro. Os alunos ficam sentados em carteiras individuais e fileiras.

Enquanto na escola inteligente a sala de aula o professor fica circulando e verificando o andamento dos debates ou pesquisas, tirando duvidas e orientando os alunos. Sentam-se sem grupos para estimular atividades em grupo.

As atividades na escola tradicional os alunos ouve a lição que o professor dita, responde perguntas ou faz exercícios em livros e cadernos.

Na escola inteligente as atividades são feitas pelos alunos assumindo o papel de pesquisadores, em vez de ouvintes.

Os recursos pedagógicos na escola tradicional são livros, cadernos, quadro-negro e mapas, slides etc. Para utilizar outros recursos é necessário utilizar horários e dias específicos em laboratórios de informática.

Na escola inteligente na mesma sala há computadores, material de laboratórios de ciências e recursos da sala de artes.

O tempo na escola tradicional é restrito o ensino ao horário escolar, ou seja, duração das aulas. Fora da escola o aluno estuda por conta própria, ou faz a tarefa passada pelo professor.

Na escola inteligente a aprendizagem não se limita a escola. Pela internet em qualquer horário, o aluno pode participar de chats, fóruns ou acessar matérias elaboradas pelo professor.

As escolas públicas em condições precárias

Vivemos em pelo século XXI e as escolas publicas ainda se encontra em condições extremamente precárias, em todo Brasil pode-se notar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com