TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosófico Da Educação

Monografias: Fundamentos Filosófico Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

PEDAGOGIA 2

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Os Elementos que Permeiam a Educação Brasileira

23/09/13

Importância da Filosofia na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e a dificuldade de implantação dessa disciplina no currículo escolar.

A filosofia é um tipo de conhecimento radical, racional, questionador, reflexivo, crítico que procura compreender a totalidade que tem entre seus objetivos de estudo as dificuldades e as possibilidades do ensino de filosofia da educação são desde esta linha inicial, dispondo-se a atender a uma demanda frequente entre os estudantes. Os alunos gostam de experiências vividas, os conceitos da filosofia são abstratos.

Pensa-se que para melhorar a qualidade de ensino na filosofia, o professor deve qualificar-se e preparar aulas criativas de forma que desperte interesse nos alunos e os faça acordar do “sono” em que se encontra e volte a se questionar. Por outro lado o professor deve estar consciente de que não se trata de tarefa fácil e que não deve desmotivar-se caso não consiga atingir tais objetivos, pois é praticamente impossível manter as aulas em um mesmo nível, cada dia é diferente. O próprio professor tem dias em que não está inspirado.

A falta de professores preparados para ministrar eficazmente as aulas de filosofia é enorme como fato determinante para a desvalorização da disciplina, julgando-se sem importância e até mesmo desnecessária. A filosofia como todas as disciplinas visam em primeiro lugar o conhecimento. O conhecimento que se refere é aquele que dá unidade e sistematiza o corpo da ciência, e que resultam de um exame crítico dos fundamentos de nossas convicções, preconceitos e crenças.

É preciso saber que, uma coisa é filosofia, outra a história da filosofia, e o fato de a filosofia não possuir objetos específicos não transforma a tradição no seu território. Para a filosofia, a história da filosofia pode funcionar como esclarecimento informal relativamente aos seus problemas atuais, para a história da filosofia, a filosofia pode ser um elemento da reativação e reformulação de problemas “tradicionais”.

Um dos maiores problemas da filosofia é a escolha dos conteúdos a lecionar no currículo acadêmico. Sabendo que filosofia é um conjunto de problemas, teorias e argumentos, surgidos em um contexto histórico, o estudante deverá ser estimulado a refletir por si mesmo este conjunto que norteia a disciplina e criar suas teses de pensamentos, suas buscas, seus entendimentos, atividade esta que se chama: filosofar, que significa fazer o que os filósofos fazem - a busca de respostas para determinados temas intrínsecos ao ser humano e sua existência e justificativas possíveis para o tema. Para o filósofo Desiderio Mucho a disciplina de Filosofia se distingue da maior parte dos conteúdos estudados por não apresentarem vastos conceitos pré-estabelecidos, pois a Filosofia deixa em aberto um grande número de questionamentos, uma vez que os resultados das discussões dos diferentes filósofos não são consensuais, o que não diminui o seu valor cognitivo ou social, sua seriedade, no âmbito educacional ou ainda sua importância existencial.

Partindo do pressuposto que a Filosofia não quer explicar a realidade, mas sim compreendê-la, resta a nós educadores adequarmos numa linha reflexiva nos fundamentos da Educação partindo que para compreendermos os sinais emitidos pelos alunos ao modo que cada um como pequenos pensadores a seguirem suas buscas de sentido, reservando a eles o direito de investigar, seus princípios confirmando-os ou rejeitando-os. Uma vez que esses alunos ao ingressarem numa escola, estes já vêm de casa com princípios pré-implantados, mas que na escola uma vez que se aprendem novos conceitos, regras, nem sempre é bem aceito discutir a implantação de uma nova disciplina, é preciso que a formação do pedagogo esteja voltada não só para o preparo técnico-científico, mas também para a fundamentação filosófica da sua atividade.

Como uma sociedade pode comportar duas realidades tão diferentes

Num mesmo rumo, mas com realidades tão opostas, é necessário repensarmos a escola e os processos educacionais vigentes, ou seja, torná-los mais “global”, tanto equitativo como qualitativo nas redes públicas quanto os particulares, pois lá na frente ambas têm como objetivo de prepararem seus alunos para disputarem o mesmo mercado profissional. As regiões que estão com a maioria das unidades preparadas são: Sul, Sudeste e Centro-Oeste, já nas regiões Norte e Nordeste, menos da metade das instituições conseguiu se adequar a essas necessidades. É integrando a tecnologia ao currículo escolar que as mudanças vão acontecendo de forma gradativa, rumo às transformações necessárias para se educar. Perceber as mudanças ocorridas na educação, no século XXI, utilizando cada vez mais as tecnologias da informação, onde a educação tem um papel decisivo. Percebem-se também os vários significados para a ação de educar, sendo que para alguns, uma mudança do mundo para uma visão educacional, isso é educar para desalienar, desfitichizar. O fetichismo é tornar as pessoas incapazes de agir, pois o mesmo rompe com a capacidade de fazer, levando as pessoas a repetir o que já foi feito, impedindo a criança de algo novo.

Outro significado de educar pode ser entendido como educar para tornar visível algo que sempre foi escondido, como exemplo, a luta feminina, os movimentos ecológicos ou até mesmo os movimentos sem-terra, entre outros. Trazer à tona essas realidades que foram emitidas historicamente pelas culturas dominantes.

A educação no século XXI tem que ser inovadora, deixando de lado o econômico e valorizando o humano. Visto que a educação deve deixar de ser algo neoliberal e criar um novo paradigma onde seja possível a convivência entre as diversas culturas.

Neste século devemos estar preparados para formar indivíduos críticos e não apenas prepará-los para o mercado de trabalho, mas capacitá-los para novos espaços de formação alternativa que poderá utilizar no seu convívio cotidiano.

O papel da educação em mudar o mundo e as pessoas, esses são processos interligados. Além disso, os educadores precisam educar a sociedade como um todo e não apenas a alunos e educando.

Considerando que a terra é o nosso primeiro grande educador, educadores do século XXI tem a necessidade de ajudar o ser humano a encontrar o seu lugar no universo para que ele possa entender melhor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com