TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos

Artigo: Fundamentos Filosóficos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  2.280 Palavras (10 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 10

A FILOSOFIA E SEUS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

A Filosofia é uma das disciplinas que mais se dedica à reflexão, deve estar ao alcance de todos os estudantes, de todos os níveis, deve estar ao alcance de todos os cidadãos, é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, e aos valores morais. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais, por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações.

A filosofia é uma disciplina, a prior, muito ampla, que nos mostra novos conhecimentos, que consistem no pensamento dedutivo, mas especificamente o conhecimento que temos através da memória ou percepção.

A filosofia não é uma disciplina empírica como, por exemplo, a disciplina de física, que necessita de estatística ou laboratórios para que possa assim chegar a um resultado seguro. A disciplina de filosofia sofre constante preconceito por parte das instituições de ensino, por abordar problemas importantes no meio social, por serem problemas que ninguém quer resolver ou aceitar, e por não trazerem resultados consensuais substanciais. Mas na filosofia também podemos encontrar resultados consensuais, que não são substanciais como a descoberta de que um determinado argumento ou teoria não funciona, sobretudo em resultados negativos ou transversais. Um dos exemplos de resultados transversais é o argumento da causa primeira, que nos faz entender a diferença entre o mal natural e mal moral.

O cientificismo desconfia que a falta de resultados da filosofia, parece que desqualifica a mesma, enquanto disciplina acadêmica séria, com isso pensa que só a matemática tem o direito de ser uma disciplina a priori. Os problemas da filosofia não vão desaparecer se fingirmos que eles não existem por que não temos métodos empíricos, e científicos, que possam comprovar a existência da filosofia, e que não é invenção, e muito menos problemas fantasiosos, pois tudo para ser resolvido tem que argumentar, mesmo não sendo um argumento científico, mas sim filosófico.

A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA COMPREENÇÃO DA SOCIEDADE E DO MUNDO

Sempre que fazemos, pensamos, vemos ou vivemos momentos em nossas vidas, a filosofia esta sempre presente, sendo parte integrante dela, analisando profundamente o passado em sua fonte, ou descrevendo como deveria ser em seu futuro. O homem é o principal objeto da filosofia. Ignorada a sua importância, a filosofia sofre o preconceito quanto a sua utilidade e seu objetivo, sendo marginalizada dentre as demais ciências do conhecimento, pois não sendo uma ciência de exatas ou técnicas, ela é desprezada. Sua intenção é estimular consciência, o pensamento e alimentar sempre uma posição questionadora do homem, que conseqüentemente não é do interesse da classe dominante da sociedade, que poderá ser perigosa ter a essência da verdade á mostra.

A filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia, está disponível para todos, mas poucos a usufruem, como é definido entre o sábio e as massas. Se o homem começa a pensar filosoficamente, teria que mudar toda a sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam, entretanto o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemas sociais e econômicos do dia a dia, não o fazem buscar a filosofia, vivendo assim em uma antifilosofia.

Entretanto, a antifilosofia também é um tipo de filosofia, se o homem em busca da sua verdade adota a filosofia, passará a interrogar sempre sobre tudo em seu universo, prevendo assim tendências neste mesmo universo, criando uma fusão entre a verdade atual e a revelação de seu futuro. É conveniente para o homem moderno afastar-se da filosofia, pois, em meio de uma falsa democracia a qual vivemos, alem de corrupta, tem seu domínio não mãos de poucos que determinam a linha de vida política, econômica e social de muitos, objetivando só e exclusivamente o poder, ficando cegos para o que realmente acontece em seu meio.

O ensino da Filosofia é muitas vezes de má qualidade, devido a uma incompreensão da natureza da própria Filosofia — e do conhecimento em geral. Ensinar filosofia é ensinar a pensar criticamente sobre os problemas, as teorias e os argumentos da filosofia. Para isso, o estudante tem de ter instrumentos críticos e informação adequada. Só assim poderá participar de igual para igual no debate de idéias filosóficas. Neste trecho do livro Filosofando- Introdução à Filosofia, temos a visão clara da importância da filosofia na escola:

“A inclusão da filosofia no curso secundário não só é necessária como também deveria ser obrigatória a todos os alunos, por ser muito importante para a sua formação geral. A filosofia ajuda a promover a passagem do mundo infantil ao mundo adulto, estimulando a elaboração do pensamento abstrato. Se a condição do amadurecimento é a conquista da autonomia no pensar e no agir, muitos adultos permanecerão crianças caso não exercitem desde cedo esse olhar crítico sobre si mesmo e sobre o mundo.”

Mas se não se sabe praticamente nada na Filosofia, como podemos estudar filosofia durante anos na escola e na faculdade? Podemos fazer isso porque o tipo de estudo que se faz em Filosofia — se o fizermos bem — é como o estudo que faz um historiador quando explora as fronteiras do conhecimento: descobre problemas, procura resolvê-los, discute a sua solução com os seus colegas, e os seus colegas discordam dele, e avançam outras soluções, apoiadas noutros argumentos, chamando a atenção para diferentes provas históricas ou para diferentes maneiras de interpretar essas provas.

ETAPA 2

EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI

Infelizmente vivemos em um mundo, aonde a desigualdade predomina, essas duas matérias em que lemos e assistimos, nos mostram mais uma vez a clareza dessa realidade, a má distribuição de verbas para a educação, nos mostra que infelizmente uns podem e outros não.

Os profissionais vivem hoje, principalmente nas escolas públicas, em um cenário de incertezas e dificuldades que os atingem por todos os lados, destacando-se os baixos salários, as condições materiais precárias, a correria em trabalhar em várias instituições ao mesmo tempo para garantir a sua sobrevivência, fatos estes que vêm se acumulando ao longo da história da educação.

Somada a esta realidade surgem, com as tecnologias, outras dificuldades,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com