TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos

Artigos Científicos: Fundamentos Filosóficos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  1.579 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

2013

Introdução

Este trabalho que ora apresentamos, para nós acadêmicos, do Curso de Pedagogia, tem grande significado e é de suma importância, pois através do mesmo adquirimos muitos conhecimentos, de como começou essas formas de lecionar para crianças , conhecemos grandes escritores e tivemos contribuições para a educação. Vimos como a construção de valores até os dias atuais.

Esses escritores nos passaram através de seus textos, como foi o desenvolvimento e o crescimento no meio histórico e sociológico de toso seres humanos, os valores da sociedade, suas conquistas, que diante dos tempos vem sendo desempenhados.

Desenvolvimento

1º Etapa

A importância da Filosofia na sociedade o artigo 9 defende duas ideias ; Primeiro, que compreender a natureza aberta e especulativa da filosófica é uma condição necessária para compreender bastante sobre seus ensino.

Em segundo, que para compreender sobre o ensino da filosofia é preciso distinguir cuidadosamente as competências filosóficas de informação histórica, dessa forma a leitura filosófica ativa dos textos dos filósofos da sua mera compreensão .O ensino vem sofrendo uma certa incompreensão da natureza da própria filosofia.

Em outro caso pode-se afirmar que a filosofia é o lugar crítico da razão, mas na realidade do ensino e estudo da filosofia se da em repetir fórmulas já gastas.

Consiste em uma disciplina intelectual que utiliza métodos racionais e críticos.

A filosofia trabalha com as questões fundamentais de vida e de morte, do sentido da existência, valores de cada um e também da sociedade, a natureza da linguagem, do conhecimento e da relação que temos com as coisas em si. Se formos a fundo coma filosofia podemos ter conceitos e argumentos bons e ruins,porém não se pode ser contestado porque a filosofia não é uma ciência formal. Ainda que seus princípios não sejam demonstrados a filosofia é uma disciplina racional mesmo que ao longo do tempo ela tenha desenvolvido várias disciplinas distintas.

Mas mesmo com tudo isto, existe alguns problemas estudados por algumas disciplinas da filosofia. Esses problemas tem a característica em geral:não se pode resolver recorrendo dos métodos estabelecidos das ciências isso torna forte o uso da argumentação. Tanto podemos usar o termo teoria, como o termo perspectiva, ou até outra qualquer,é importante saber que estamos falando das ideias que os filósofos defendem, separando isto dos problemas que formulam e dos argumentos que usam.

Independente do que achamos o importante é um termo que leve a uma ideia falsa de que estudar a filosofia é apenas apreciar e aplaudir as ideias dos filósofos, mas não de discuti-las.

Se nós usarmos o termo perspectivas, estaremos praticamente afirmando que cada ser tem sua própria perspectiva assim não fazendo sentido discuti-las, para saber que perspectivas são mais aceitáveis, sendo o termo teoria aparece claramente neutro, quando uma teoria é uma ideia comum sofisticada e articulada que se defende. O aspecto central da atividade filosófica é a argumentação : os argumentos sustentam as teorias,não só em filosofia , mas em todas as teorias científicas, históricas ou filosóficas, se sustentam em argumento.

Os argumentos científicos que sustentam as teorias da ciência tende a desaparecer por causa de dois aspectos,em filosofia,os argumentos são muito mais visíveis porque não há teorias nesse consenso.

Tendo isto,não podemos fingir que ensinar filosofia é apenas uma questão de ensinar a compreender teorias.

2º Etapa

Educação no século XXI

A nossa sociedade consiste em classes sociais muito diferente uma da outra,onde uma parte tem "tudo" e outra,não tem nem lugar para estudar, em situações de calamidade , e é um verdadeiro descaso com essas crianças e adolescentes, por parte dos governantes, onde tenham como dever tomar providências, pois todos nascemos com o direito ao estudo e com dignidade vivemos em um país onde se fala muito e age pouco.

Hoje já contamos com salas de aula do futuro assim chamadas, onde são unidos recursos da informática com o melhor da tecnologia tornando assim o estudo mais dinâmico onde atrai a atenção dos alunos ali presentes. Já são vários testes feitos em escolas e universidades, são quadros inteligentes onde o professor integre com os alunos através da internet.

Em um futuro muito próximo, o caderno do aluno se tornará um item de museu, eles serão substituídos pelos chamados tablete em forma de prancheta,em algumas escolas já está sendo utilizados.

Enquanto algumas escolas estão em ótimas condições e muitos recursos, outras vivem em estado de calamidade, falta-se material, as salas de aula não são adequadas e não atendem as necessidades dos alunos.

O abandono das escolas nem sempre é por conta do poder público,uma parte da colaboração vem dos moradores e usuários dessas escolas. A administração localizada nas proximidades e vão migrando para outras localidades mais próximos dos grandes centros, quando não se afastam de vez da escola;

São duas situações onde grandes escolas investem nas tecnologias para melhorar o ensino, enquanto outras os alunos, lutam por uma sala, um professor, e melhores condições de aprendizagem.

Está bem nítida as diferenças entre duas realidades em uma só sociedade.

3º Etapa

INDÚSTRIA CULTURAL

Industria cultural é o nome que se dá a empresas e instituições com a produção de projetos canais de TV, jornais, rádios, revistas entre outras formas de descontração, baseadas na cultura, visando o lucro;

Se originou da sociedade capitalista que comercializou a cultura. A industria cultural foi criada pelos pensadores da Escola Frankfurt: Theodor W. Adorno e Max Horkheimer, os dois alemães. Surgiu em um período em que a economia era no consumo de bens, a industria cultural, os meios de comunicação de massa e a cultura surgem com funções do fenômeno de industrialização.

Nosso país a indústria cultural foca temas, assuntos e culturas estrangeiros no lugar de ensinar e incentivar o interesse da história e nossas tradições, sendo assim ela não é uma indústria homogênea, focando em objetos de compra e venda e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com