TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos

Dissertações: Fundamentos Filosóficos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

UNIDADE RIO VERDE- GOIÁS

PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

RELATÓRIO

Professora a Distância: Ma. Marciane Moraes Nunes.

RIO VERDE, 25 DE SETEMBRO DE 2013.

ACADÊMICOS: Carlas Campos Moraes- RA 79376954723

Gabrielly Paula Andrade– RA 7932712573

Giselle Ferreira de Freitas Garcia - RA 422259

Julia Cristina Campos da Costa - RA 430193

Maria Idalina dos Santos Pereira - RA 429243

Sônia Mariano - RA 407948

Resumo

Este relatório tem como finalidade desenvolver um melhor esclarecimento sobe a filosofia introduzida na educação, não apenas foram grandes pensadores, que nos deixaram muitos conceitos e análises, ideias originais, rigorosas e desafiadoras, como também nos legaram uma abordagem essencial para pensar, criticar e modificar velhos conceitos em nossa sociedade.

Palavras-chave: filosofia, educação, formação cultural.

Introdução

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados a existência, ao conhecimento, a verdade, aos valores morais e estéticos, á mente e a linguagem, palavra de origem grega que significa “ amor a sabedoria”, move a curiosidade sobre si e a realidade, foca questões da existência humana, analisa racionalmente o significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser.

Filosofia e a sociedade

Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais, com métodos lógicos, analises conceptual, experiência de pensamentos, analisa a vivência diária do homem, discuti valores morais e estéticos. Estimula o pensamento lógico e critico.

A escultura “O Pensador” de Auguste Rodin nos leva a refletir, ver um homem submerso em seus pensamentos, buscando sua essência, representa a natureza da filosofia, onde o pensar vai além de aceitar ideias prontas, mas sim raciocinar sobre o que a sociedade representa qual o seu papel nela, busca desenvolver intelectualmente o individuo, assim precisamos saber, por exemplo, que muitos animais não humanos têm sistemas nervosos como o nosso e que por isso sentem dor como nós. Esta informação empírica é fornecida pela biologia. Mas precisamos de um argumento filosófico para defender que é imoral provocar dor nos animais não humanos ou que não é?

A maior dificuldade de implantação da filosofia em nossas escolas é por se tratar de uma matéria onde não se tem métodos formais de prova, no entanto, isto não significa que não possamos apresentar hipóteses de caráter empírico; mas significa que se é possível testar empiricamente essas hipóteses, não são hipóteses filosóficas: são a apenas hipóteses sociológicas, psicológicas, biológicas ou outras. Onde não se usam laboratórios, estatísticas, observações telescópicas ou microscópicas, mas experiências vivenciadas e observadas no dia-a-dia da sociedade, com isso vem à dificuldade de avaliar, pois o pensar de um individuo para outro muda de acordo com suas experiências.

Encontrar o verdadeiro significado da realidade, do melhor para a sociedade respeitando e valorizando o outro é um dos fundamentos da filosofia, não julgar, mas aprender com a observação da realidade esse é o principal objetivo da filosofia, com isso nos deparamos com a maior dificuldade de avaliação, pois vivemos em uma sociedade que julga os atos alheios, que critica o erro do outro quando na verdade deveríamos aprender analisar e não punir, a filosofia prega o ato de não alienação, de viver com moral e acima de tudo com dignidade intelectual.

Diferença social no ambiente escolar

A terra é nosso primeiro grande educador. Educar para um outro mundo possível é também educar para encontrar nosso lugar na história, no universo. É educar para a paz, para os direitos humanos, para a justiça social e para a diversidade cultural, contra o sexismo e o racismo. É educar para a consciência planetária.

Moacir Gadotti

È bem explícito que existe diferença tanto social como no ensino entre as escolas públicas e particulares, tanto na estrutura como no modo de ensino que é oferecido aos alunos, nota-se isso muito bem analisando resultados do Enem, das 100 melhores notas no Enem-2010, apenas 13 são públicas (sendo todas federais – militares, Caps ou técnico). Se o número subir para as 1.000 primeiras o resultado é ainda pior – apenas 74 são da rede pública, isso mostra como a diferença é gritante, entre as duas realidades vivenciadas hoje por nossos alunos.

O que devemos levar em conta é o que podemos fazer para mudar o aspecto educacional de nosso país, o único modo de modificar esse terrível quadro da nossa sociedade é conscientizarmos que apenas com uma educação de qualidade poderemos pensar em futuro, em um futuro onde haja uma sociedade competente, educar para outro mundo possível é fazer da educação, tanto formal, quanto não formal, um espaço de formação crítica e não apenas de formação de mão de obra para o mercado; é inventar novos espaços de formação alternativos ao sistema formal de educação e negar a sua forma hierarquizada numa estrutura de mando e subordinação; é educar para articular as diferentes rebeldias que negam hoje as relações sociais capitalistas; é educar para mudar radicalmente nossa maneira de produzir e de reproduzir nossa existência no planeta, portanto, é uma educação para a sustentabilidade.

Sou um defensor da escola pública. E mais, acho que o ensino particular

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com