TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos Da Educação

Ensaios: Fundamentos Filosóficos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  3.459 Palavras (14 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 14

• Universidade Anhanguera – UNIDERP

• Polo Americana - SP

• Pedagogia – Licenciatura 2º Semestre

Presencial: Marinalva Lima

Distância: Ma. Mariciane Mores Nunes

Americana, 23 de Setembro de 2013

Universidade Anhanguera UNIDERP

• Participantes

Nitchely Mendes Andrietta 432658

Pricila Neves 408857

Giovanna Yuri Hirooka 421045

Elaine Rocha Balbino 416968

Tutor Presencial: Marinalva Lima

Professora Ma. Mariciane Mores Nunes

Trabalho de Fundamentos Filosóficos da Educação, elaborado por alunos da Universidade Anhanguera UNIDERP (Americana – SP) como atividade avaliatória para fins de desenvolvimento do curso de Licenciatura em Pedagogia com a orientação dos tutores Marinalva Lima (Presencial) e Ma. Mariciane Mores Nunes (Distancia).

Americana, 23 de setembro de 2013.

Resumo

Este trabalho tem como finalidade apresentar uma das inúmeras opções de temas abordados em relação ao estudos aplicados na disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação, compartilhando com vossos leitores as formas como as quais a filosofia está inserida na educação de maneira global, ou seja, a conhecimento de tudo que está inserido dentro e fora de nós.

Palavras chave: Filosofia, Sistema Educacional, Sociedade e Conhecimento...

´´Com efeito, para que sejam favorecidos os mais favorecidos e desfavorecidos os mais desfavorecidos, é necessário e suficiente que a escola ignore, no âmbito dos conteúdos do ensino que transmite, dos métodos e técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais entre as crianças das diferentes classes sociais. ´´

Pierre Bourdieu

Sumário

Introdução. 5

A importância da Filosofia, e a dificuldade de lecionar essa disciplina no currículo escolar. 6

Educação no século XXI e duas realidades tão diferentes em uma sociedade. 7

A indústria cultural invade a escola Brasileira. 9

Pierre Bourdieu com o sistema educacional no Brasil 11

Conclusão 14

Introdução.

O tema principal abordado ao trabalho são fundamentos filosóficos da educação, ou seja, como quando de que forma a filosofia contribui apara a educação não só nas escolas mas numa sociedade como um todo e tem como objetivo contribuir para o aprendizado dos alunos e interessados sobre como a filosofia nos envolve e como a envolvemos esclarecendo duvidas e surgindo outras também, pois a dúvida é muito mais importante que a resposta, pois ela faz com que liguemos o “motorzinho” do buscar, assim dessa forma esperamos que esteja de forma clara e objetiva os conteúdos aqui apresentados...

A importância da Filosofia, e a dificuldade de lecionar essa disciplina no currículo escolar.

O filósofo Desidério Murcho, defende que compreender a natureza aberta e especulativa da filosofia é condenação necessária para a compreensão de seu ensino.

A filosofia é uma disciplina intelectual que utiliza métodos racionais e críticos. Trabalha com conceitos abstratos, procurando definir princípios gerais, respondendo às questões fundamentais da vida e da morte, do sentido da existência, dos valores individuais e sociais, da natureza da linguagem do conhecimento e da relação que temos com as coisas em si.

Por não ser uma matéria de ensino que não exige resultados consensuais como na História, Física e Biologia, mais a filosofia é de suma importância na compreensão da sociedade e do mundo em que se vive. É uma matéria de difícil aceitação e compreensão tanto para alunos quanto os professores, porque a sociedade vai limitando apenas a querer saber sobre a parte teórica da filosofia, pois as instituições não estão preparadas vocacionalmente e a solução habitual é sempre substituí-la, por isso a tanta dificuldade da Implementação desta disciplina no currículo escolar.

Essa estratégia visa evitar o escândalo de a filosofia não ser como as outras áreas, pois não exige resultados substanciais. Ela é uma disciplina especulativa, que lida com problemas que ninguém sabe resolver.

Se não há resultados então porque ensinar?

Cabe a filosofia estimular e ajudar os estudantes a pensar por si nos problemas, teoria e argumentos da filosofia. Estimulando, perguntando o que pensa sobre problemas do livre arbítrio, ética e sendo ajudado nos instrumentos filosóficos, ou então ficará reduzida a opinião do senso comum.

A natureza da filosofia e seu ensino entendemos sobre filosofia é que ela é ensinada de maneira incorreta para os alunos, por que é passada de uma maneira fechada e esta é a forma incorreta a forma que precisa ser passada é de forma aberta onde todos aprendam a pensar, e a discutir sobre qualquer assunto defendendo suas opiniões filosoficamente.

Para os governantes, não e interessante introduzir e aplicar de maneira correta essa matéria no currículo escolar, pois a filosofia traz a vontade de questionar, saber questionar, e com isso produz seres pensantes. Isso trará muitos inconvenientes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com