TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Filosóficos da Educação

Tese: Fundamentos Filosóficos da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade Anhanguera Uniderp

Curso de Pedagogia

Fundamentos Filosóficos da Educação

Ana Karoline Santana Lima RA: 421039

Cristiane C. Mendes de Sousa RA: 406705

Gracir Antônio da Silva RA: 415253

Idelma Pereira de Oliveira RA: 415254

Fundamentos filosóficos que permeiam a Educação Brasileira

Profa.Ma. Mariciane Mores Nunes

São Sebastião-DF

23/09/2013

Introdução

Quando falamos a palavra filosofia indagamos uma interrogação, pois falar em filosofar é buscar com sabedoria e amor sobre todos os tipos de aprendizado em todos os tipos de descobrimentos e conclusão em nossa vida. Tudo em nossas atitudes e opiniões é uma filosofia, desde um assunto ligado a ciência até a psicologia. Ao buscarmos o porquê das coisas, a inquirição filosófica tem por meta todas as coisas, pesquisas de outras ciências, todas elas com objetivo restrito de chegar a um consenso comum. Se forem geologias as rochas, a zoologia a vida animal, a botânica as plantas e etc. Não é possível limitar a filosofia ao campo especifico, não existe uma filosofia que seja restrita da evolução ou do direito. A filosofia e sempre plena, explicável e aplicável a todas as coisas.

1-A importância da filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive, às dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.

Há problemas em todas as disciplinas, mas no caso da filosofia temos mais problemas do que resultados consensuais.

Isso não significa que não há resultados; existem diferentes idéias defendidas pelos filósofos.

Os resultados negativos são as descobertas que um determinado argumento ou teoria não funciona. Os resultados transversais são os estabelecimentos de distinções ou meramente instrumentais, como e o caso de distinção entre o mau moral e o mal natural.

Existem afirmações que a filosofia e uma disciplina em aberto, sem resultados substancias consensuais, e uma forma de denegrir a disciplina. Há razões para se pensar que esta percepção resulta de cientismo. Em qualquer caso, é importante declarar que o caráter aberto da filosofia não diminui o valor cognitivo ou social, a sua seriedade acadêmica ou escolar, ou a sua importância existencial.

Em qualquer caso as instituições de ensino estão preparadas para ensinar aos estudantes os resultados consensuais substancias das diferentes disciplinas das humanidades, da ciência, da natureza ou da matemática.

As instituições procuram apresentar aos estudantes resultados de modo que eles possam compreender e dominar com pró eficiência.

Ao estudante compete compreender os resultados fundamentais da sua disciplina e saber explicar um desempenho de uma profissão associada.

A filosofia e uma disciplina especulativa que lida com problemas que ninguém sabe resolver.

As instituições de ensino estão sobre tudo vocacionadas para ensinar resultados substancias a ausência desses resultados na filosofia causa desconforto.

O ensino da filosofia levanta problemas importantes:

• Se não há resultados consensuais substancias em filosofia o que há para se ensinar?

• Como lidar com varias teorias defendidas pelos filósofos?

• Que tipo de competências e conteúdos são centrais no ensino da filosofia?

A filosofia e uma disciplina a priori ou que se faz pelo pensamento apenas. A filosofia esta, mas próxima da matemática que também e uma disciplina a priori.

Ensinar filosofia e ensinar problemas, teorias e argumentos.

O estudante tem que ser estimulado e ajudado a pensar por si os problemas teorias e argumentos da filosofia.

2-Contexto da Educação no século vinte e um, considerando, as desigualdades de uma sociedade.

O vídeo ressalta que os docentes devem colocar o aluno mais investigativo, mas participativo.

O objetivo da pesquisa e trazer uma investigação ao aluno, o incentivo a capacitação do professor e muito importante.

O aluno não esta sendo formado necessariamente para o mercado de trabalho, mas para seguir em frente na sua carreira acadêmica. O objetivo e fazer um projeto político pedagógico cada vez melhor.

Os alunos dos institutos das escolas técnicas passam por seleção e esta tendo uma expansão muito grande, essas escolas e instituto técnico não tratam o ENEM como fim. O ENEM e uma resposta mais rápida para a instituição, e um tipo de avaliação de com o aluno esta.

O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. As perspectivas para a educação do século vinte e um são otimistas. A práxis transformadora visando à futuridade historia nos leva a refletir sobre a necessidade de superar a lógica desumanizadora que tem no individualismo, na competitividade e no lucro seus fundamentos. Nossos corações e mentes como educadores, estão voltados à educação para um outro mundo possível, uma educação para a sustentabilidade. Não se pode mudar o mundo sem mudar as pessoas. No século vinte e um, numa sociedade que utiliza cada vez mais as tecnologias da informação, a educação tem um papel decisivo na criação de outros mundos possíveis.

Devemos superar as relações de poder pelo reconhecimento mutuo da dignidade de cada pessoa.

Educar para um outro mundo possível e viabilizar o que foi escondido para oprimir, e dar voz aos que não são escutados. A luta feminista, o movimento ecológico, o movimento zapatista, o movimento dos sem terra e outros, tornaram visível o que estava invisibilizado por séculos de opressão. Paulo Freire foi um exemplo de educador de um outro mundo possível, colocando no palco da historia o oprimido, visibilizando o oprimido e sua relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com