TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos I

Monografias: Fundamentos I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  247 Palavras (1 Páginas)  •  232 Visualizações

CAPÍTULO I

RESUMO BIOGRÁFICO

No ano de 427 a.C, na cidade de Atenas nasceu Aristocles que mais tarde recebeu o apelido de Platão (significa ombros largos), pelo professor de ginástica que observou seu porte atlético.

Platão pertencia a aristocracia, seu pai era descendente de um rei, tinha dois irmãos, Glauco e Adimanto e uma irmã que se chamava Potona.

Atenas, onde nasceu Platão, era considerada uma cidade livre, que preconizava a democracia, os direitos civis e a liberdade individual. Este Projeto Pedagógico a que estavam submetidos os meninos eupátridas e, entre eles, Platão.

Na época em que Platão era jovem, a cidade de Atenas era ao lado de Alexandria e de Pérgamo, centros culturais mais importantes da Antiguidade. Foi por um desses passeios que Platão encontrou Sócrates conversando com seus discípulos. Assim como todos, Platão ficou preso à sua rede de sedução. O amor que devotou a Sócrates foi tão intenso que ele o transformou em personagem dos seu diálogos, pondo nos lábios de seu mestre as suas próprias ideias. Os irmãos de Platão também foram discípulos de Sócrates.

A convivência de Platão com Sócrates durou oito anos. Após a sua morte, Platão deixou Atenas e somente por volta de386 a.C voltou a se fixar em Atenas, onde abriu uma escola de filosofia que, em razão de ficar pero do jardim onde havia uma estátua de Academo, chamou-se Academia. Seu tempo foi todo tomado com as aulas que ministrava e a elaboração de textos; durante 20 anos, não mais se afastou de Atenas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com