TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FÓRUM 1: Formação Integral e Complexidade Humana

Por:   •  28/8/2019  •  Resenha  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 2

" A humanidade, movida por certa racionalidade, imaginou ser possível definir e controlar a vida. Mas a vida é complexa e dinâmica, nos desafiando à criatividade"

O recorte acima é verdadeiro em diversas partes, em primeiro, nossa racionalidade é realmente limitada, pois ainda carregamos em nossa genética raízes primitivas que podem ser chamadas de instintos. Por vezes estes instintos bloqueiam nossa racionalidade, ou seja, não somos tão racionais quanto acreditamos. Porém em contrapartida somos animais tão inteligentes e criativos que podemos dominar e entender diversos fenômenos naturais, entendemos boa parte da complexidade e dinamismo da vida, podemos intervir nas condições que a natureza nos impõe através de diversos ramos do conhecimento humano como por exemplo: Genética, Física, Química etc. Atualmente temos tanto conhecimento cientifico que fomos obrigados a separa-los para um estudo mais profundo e especifico. A interdisciplinaridade é fator chave para o desenvolvimento de projetos grandiosos, o que corrobora com o recorte "Separamos demais os saberes e áreas de formação e (re)aproximá-los, entender suas conexões, parece ser o caminho necessário para uma aprendizagem plural e inovadora". Se analisarmos em detalhes todos os grandes projetos da humanidade, vamos ver que o resultado positivo somente foi possível com o auxílio e a integração de diversos campos do conhecimento humano, podemos citar como exemplos: a chagada do homem a Lua, a erradicação de doenças infectocontagiosas como a Varíola, as grandes construções, entre outras.

Nosso papel mais importante é a proteção e a perpetuação de nossa espécie, assim com o passar dos séculos começamos a compreender que em grupo somos mais fortes e que uma organização social forte e disciplinada é o melhor para todos. Entendendo que vivemos em um planeta com diversas culturas, diferentes climas e organizações sociais, dezenas de línguas e grande variedade de etnias é essencial para o nosso desenvolvimento contínuo como espécie, conforme o recorte "Uma visão aberta, multiplicada e pluralizada, humaniza as relações e a compreensão dos outros e de nós mesmos." uma visão holística do mundo é extremamente importante para mantermos as boas relações e conseguirmos a integração da pluralidade de seres humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com